Av Paulista: Arte e Cultura de Ponta a Ponta

A Avenida Paulista, chamada de centro financeiro de São Paulo, também cumpre uma missão nobre e importante, podendo ser chamada de novo ponto cultural da cidade, pois em sua extensão espalham-se vários Centros Culturais.

Os recém-inaugurados Japan House e Instituto Moreira Sales, instalados nos dois extremos da avenida, iniciam e encerram esse novo polo da Paulista, delimitando assim com muita eficiência a Avenida mais charmosa da cidade de São Paulo.

Percorrendo a Avenida, de ponta a ponta, nosso tour começa na Japan House, inaugurada em maio desse ano, que vem realizando importantíssimas exposições, além de cumprir o papel de difundir um intercâmbio entre Brasil e Japão. O ambiente cuidadosamente elaborado, além de possuir loja com produtos japoneses, café, restaurante com gastronomia japonesa, auditório e biblioteca é um espaço diferenciado e moderno que em seus dois andares consegue transmitir paz e tranquilidade aos frequentadores, através de equipamentos modernos de som, iluminação e imagens e arquitetura própria.

Não há como não se envolver com a energia presente no local! As exposições provocam reflexões e proporcionam uma perfeita integração entre o interior e a sensibilidade do frequentador!

A Japan House fica no número 52 da Av Paulista, funciona de terça a sábado das 10h às 22h e nos domingos e feriados das 10h às 18h, a entrada é grátis. Veja a programação das palestras e exposições.

Bem em frente à Japan House temos mais acesso à cultura na Casa das Rosas, espaço que possui uma proposta ligada à literatura e poesia. Confira o nosso post sobre a Casa das Rosas.

Itaú Cultural

Mais adiante, no número 149, localiza-se o Itaú Cultural, que funciona de terça à sexta das 9h às 21h e domingos das 11h às 20h.

O Itaú Cultural possui uma programação variada com mostras, oficinas, cinema, espaços expositivos, música, espetáculos, além de uma biblioteca disponível aos visitantes.

Para espetáculos basta chegar com uma a duas horas de antecedência e retirar o ingresso na bilheteria, verifique a política de distribuição de ingressos.

O espaço possui restaurante, café e videoguias em português, inglês, espanhol e libras com equipamentos audiovisuais; esse material está disponível para empréstimo. A entrada é gratuita!

Confira a programação no site.

Bem ao lado, no número 119, acontecerá a reinauguração do SESC Paulista que vai acrescentar mais uma opção cultural na Avenida Paulista.

Centro Cultural FIESP

De quarta a sábado das 13h às 21h e domingos das 11h às 19h30, entrada gratuita.

A programação também é integralmente gratuita, com música, artes cênicas usuais e audiovisuais, além da programação dominical!

Assim como nos demais Centros Culturais o Centro Cultural FIESP possui uma estrutura com cafeteria, lounge, espaço para exposições, teatro, Galeria de fotos, Galeria de arte e livraria.

Espetáculos teatrais e shows musicais poderão ser agendados antecipadamente.

Veja a programação no site.

Seguindo pela Avenida, no sentido da Rua da Consolação, encontramos o MASP, cartão postal da cidade, que dispensa apresentações. Confira nosso post sobre o MASP.

Instituto Moreira Salles

Encerrando o tour, no número 2424, o recém-inaugurado IMS cumpre fielmente o seu papel de difundir a cultura em São Paulo, por meio da fotografia, iconografia, mostras, filmes, eventos, cursos e exposições.

O Instituto Moreira Salles também possui entrada gratuita, e funciona de terça a domingo das 10h às 20h e as quintas até às 22h com estacionamento apenas para pessoas com deficiência.

O espaço conta com biblioteca de fotografia, cineteatro, salas de aula, salas de exposições e café-restaurante.

O acesso principal é no quarto andar, na Praça IMS, onde se localiza a livraria e guarda-volumes e de onde você pode admirar a Avenida Paulista pelo vão muito bem projetado, de onde é impossível o visitante não tirar uma foto da Avenida!

É também oferecido Wi-Fi gratuito e as visitas mediadas são às quintas feiras das 12h30 às 13h30.

Os ingressos para o cinema poderão ser adquiridos no balcão da Praça IMS com preços variando de R$ 8,00 a R$ 26,00, ou pelo site ingresso.com.

Shows, cursos e alguns eventos mediante ingressos no site, ou com senhas gratuitas com 30 min. de antecedência.

Verifique a programação.

Em São Paulo a cultura e a arte são democráticas e acessíveis a todos, aproveite para visitar as diversas opções oferecidas e conhecer a Avenida mais charmosa da cidade!

Até mais!