Bate e volta Santos-Guarujá

 

Terminal 3

Janeiro é mês de férias e também um convite a conhecer as praias que estão a menos de 90 quilômetros da cidade.
Nesse período do ano, em que predomina o verão com dias mais quentes, as praias ficam lotadas e, para quem gosta de movimento e animação, esse período é o mais indicado. Porém, em vários meses do ano, é possível, mesmo sem grandes programações, fazer um bate e volta em uma das praias mais próximas a São Paulo. As praias de mais fácil acesso são as do Guarujá e Santos, que ficam mais próximas e em menos de uma hora e meia, em dias sem trânsito, você chega lá.

Guarujá 1

Praia de Pitangueiras – Guarujá

Pegue o metrô na linha azul e desça na estação Jabaquara, de lá partem ônibus para o litoral de São Paulo, para as cidades de Santos ou Guarujá.

Tanto em Santos como no Guarujá há uma grande infraestrutura, com muitos hotéis, restaurantes, comércio e diversão.

As duas cidades têm ligação por balsa, de forma que se você estiver com tempo, pode visitar as duas. O valor da travessia pelas lanchas, sem veículo, custa R$ 2,90.

Balsa

Na cidade do Guarujá as praias de Pitangueiras e Enseada são as mais próximas partindo da rodoviária, sendo que a praia da Enseada é a mais extensa e possui atrações como o Aquário do Guarujá.

A estrutura e comércio nessas praias são maiores, com lojas, shopping, supermercados, bancos e feirinha de artesanato.

Outras praias que também são próximas e possuem estruturas parecidas são a praia das Astúrias, que fica bem ao lado da praia de Pitangueiras, mas possui uma extensão bem menor, em seguida a praia do Tombo, com mar mais agitado, perfeito para a pratica de surf. A praia de Guaiuba que é área de preservação ambiental e fica um pouco mais distante, assim como a praia de Pernambuco, mais tranquila e frequentada principalmente por famílias.

Praia de Guaiuba - Imagem Fonte: www.pousadapraiadoguaiuba.com.br

Praia de Guaiuba – Imagem Fonte: www.pousadapraiadoguaiuba.com.br

Na cidade de Santos a estrutura é bem maior e vai muito além das praias, a cidade possui o porto de onde saem navios de carga e de roteiros turísticos, museu oceanográfico, aquário, museu do café, museu do Pelé, museu do Mar, o orquidário municipal, entre outras várias atrações que você poderá conhecer fazendo um city tour conhecendo os principais pontos turísticos de Santos, pela linha turística de ônibus Conheça Santos que circula sábados, domingos e feriados partindo da Praça das Bandeiras, confira o site.

Bate volta 2

Há também mais dois roteiros turísticos interessantes, o Roteiro Conheça Zona Noroeste, que engloba o Jardim Botânico Chico Mendes e as ruínas dos Engenhos; esse roteiro é realizado uma vez por mês e o Roteiro Conheça Morros, que conta uma importante parte da história da colonização e é realizado uma vez a cada 15 dias, por isso necessitam de agendamento prévio pelo telefone (13) 3284-4375.

Imagem Fonte: Litoral Bus

Imagem Fonte: Litoral Bus

Outra opção interessante é o passeio de Bonde pelo centro histórico de Santos  que funciona de terça a domingo saindo da Estação do Valongo; o bilhete é adquirido na bilheteria do museu do Pelé.

Imagem Fonte: www.visitesantoseregiao.com

Imagem Fonte: www.visitesantoseregiao.com

Para quem estiver em São Paulo estas são ótimas opções de passeio, que podem ser feitas em 1 dia. Que tal conhecer os locais interessantes próximos à cidade?