Calendário de festas e eventos em São Paulo

Quando você visita São Paulo, há inúmeras opções de lazer e entretenimento, alguns acontecem todos os anos, como as festas típicas orientais, italianas e alemãs, há também eventos culturais e esportivos que são promovidos anualmente.

Alguns eventos já têm data marcada e você pode se programar, caso visite a cidade nestes períodos.

No dia 25 de janeiro, aniversário da cidade, acontecem várias programações culturais, shows e eventos, espalhados pela cidade em parques, teatros, museus, ruas e espaços culturais.

Em fevereiro o carnaval será no dia 13, mas os blocos de rua têm programação marcada desde 03/02, quando começa a animação com muita folia, música e fantasia. A programação já está disponível em alguns sites e estará divulgada em breve pela prefeitura oficialmente no seu site.

Nos dias 09 e 10/02 acontece no Sambódromo do Anhembi o desfile das escolas de samba do grupo especial e no dia 11/02 o desfile das escolas do grupo de acesso, adquira os ingressos pela internet ou diretamente no Sambódromo.

Em março nos dias 23, 24 e 25 o festival de música Lollapalooza será realizado no autódromo de Interlagos, com muito rock, heavy metal e punk rock, confira no site.

Em abril, normalmente na primeira semana do mês, acontece na Praça da Liberdade, o festival das flores, Hanamatsuri, uma festa típica da cultura japonesa no bairro da Liberdade, onde é comemorado o nascimento de Buda. As flores simbolizam o jardim onde Buda nasceu.
A festa se inicia em uma segunda feira e encerra-se no sábado. É organizado um altar com flores em que as pessoas podem banhar Buda menino com um chá adocicado, simbolizando um ritual de limpeza, onde as pessoas podem agradecer, fazer pedidos e se purificar.

Em maio, nos finais de semana, a festa italiana de N. Sra. Casaluce toma conta do Brás, na Rua Caetano Pinto, Paróquia N.Sa. Casaluce, com a tradicional culinária italiana.

Também em maio acontece a festa típica alemã Maifest, em um final de semana de maio, no quadrilátero das Ruas Joaquim Nabuco, Barão do Triunfo, Princesa Isabel e Bernardino de Campos, no bairro do Brooklin.

Nos dias 19 e 20 de maio acontece a Virada Cultural na cidade, promovendo muita música, apresentações teatrais, exposições durante o final de semana.

Em junho, acontece no dia 03 a 22a. Parada do Orgulho LGBT, com o tema Eleições 2018, na Av. Paulista a partir das 10h.

Em junho, além das imperdíveis festas juninas, que acontecem em vários pontos da cidade como parques, clubes, centros culturais e paróquias, acontece também a festa típica italiana de São Vito, no Brás, na Rua Poligano A’mare, rua da paróquia de São Vito.

Em julho é a vez das festas japonesas. De 20 a 22 acontece no SP Expo, Km 1,5 da rodovia dos Imigrantes, o Festival do Japão, com apresentações, shows, culinária e exposições da cultura japonesa. Na primeira semana de julho, na Liberdade, geralmente acontece a Festa do Tanabata Matsuri, festival das estrelas, baseado em uma lenda japonesa, em que são feitos pedidos em tanzakus e pendurados em bambus distribuídos pela praça.

No dia 09 de julho é feriado na cidade, comemora-se o aniversario da Revolução Constitucionalista.

Em agosto, nos finais de semana, acontece mais uma festa italiana, a N.Sa. Achiropita, na Rua Treze de Maio, no bairro da Bela Vista, com muita música italiana e a culinária sempre presente.

Em setembro encerram-se as festas Italianas com a famosa festa de San Gennaro nos finais de semana, no bairro da Moóca na Rua San Gennaro, com muitos quitutes da culinária italiana.

No dia 07 de setembro, feriado da Independência do Brasil. As comemorações acontecem com desfiles no Sambódromo do Anhembi e festa no Parque da Independência.

Em setembro normalmente acontece também a virada esportiva na cidade com programações espalhadas pelos espaços públicos e parques da cidade, englobando diversas modalidades de práticas esportivas.

Outubro é a vez das festas alemãs. A tradicional BrooklinFest acontece normalmente no penúltimo final de semana de outubro no quadrilátero das Ruas Joaquim Nabuco, Barão do Triunfo, Princesa Isabel e Bernardino Campos. Aguardaremos também a 2a. São Paulo Oktoberfest que teve a sua primeira edição em 2017 no Sambódromo do Anhembi; um festival alemão com muita música e cerveja.

Fonte: Publicidade e Cerveja

É também em outubro que acontece a Mostra Internacional de cinema, onde são exibidos uma seleção de filmes contemporâneos, em vários espaços culturais, museus e cinemas e ao ar livre.

Em novembro, o grande prêmio Brasil de fórmula 1 acontece no dia 11, no autódromo de Interlagos.

No dia 20 de novembro é feriado na cidade, comemora-se o Dia da Consciência Negra.

Em dezembro, mês das festas, na Praça da Liberdade é realizado o festival Toyo Matsuri, Festival Oriental, iniciando as festividades de final de ano com shows, danças e apresentações e o Moti Tsuri, no dia 31 de dezembro, com a tradicional distribuição de bolinhos de arroz significando paz e prosperidade.

Também no dia 31 de dezembro a tradicional corrida de São Silvestre acorda a cidade e ocorre por volta das 8h com início na Av. Paulista e a tradicional festa de Revéillon na Avenida encerra o ano com muita animação e vibrações para o novo ano.