Caminhadas Guiadas -Centro Histórico de São Paulo

Uma maneira agradável, divertida e segura de conhecer a cidade de São Paulo, aprender sobre sua história e visitar alguns de seus pontos turísticos, são as caminhadas guiadas pelo centro histórico, onde você conhece locais muito interessantes e importantes da cidade.

Fomos conferir duas dessas caminhadas, Caminhos do Triângulo – Destaques do Centro Histórico e São Paulo Free Walking Tour -Old Downtown, ambas lideradas por guias turísticos, a primeira em português e a segunda em inglês. Como o passeio costuma demorar de duas a três horas recomendamos calçados confortáveis, protetor solar, garrafinha com água e, dependendo da temperatura no dia do passeio, um agasalho ou capa de chuva. O tour é feito a pé com paradas nos pontos turísticos interessantes.

Caminhos do Triângulo

A Associação Viva o Centro promove várias caminhadas guiadas pelo centro da cidade em diferentes dias da semana, confira no site quais os dias e horários. O passeio Destaques do Centro Histórico acontece todas as semanas as terças e sábados das 14 às 16h. O ponto de encontro é na Rua da Quitanda, 80 e a taxa é de R$ 30,00 por pessoa.

Nossa guia Malu iniciou o tour relatando um pouco da história da formação da cidade e em seguida caminhamos para o Páteo do Colégio, local onde foi fundada a cidade, e no caminho a guia nos conta as curiosidades e o porquê dos nomes das ruas, importantes aspectos históricos e arquitetônicos das construções e o que acontecia nos locais. Seguimos para a Casa número 1, Beco do Pinto e Solar da Marquesa, importantes construções que fazem parte do patrimônio histórico da cidade e onde funcionam atualmente locais destinados a exposições e atividades museológicas. A caminhada prossegue rumo à Catedral da Sé, passando pelo centro cultural Caixa Cultural. A guia destaca, além da história de cada local, os aspectos arquitetônicos que até para os paulistanos mais atentos passam despercebidos!

Após conhecermos o interior de cada ponto turístico, suas curiosidades e fatos interessantes, somos guiados rumo ao Largo São Francisco, considerado o principal conjunto de arquitetura barroca da cidade de São Paulo e endereço da importante faculdade de direito onde estudaram vários presidentes da República Federativa do Brasil, e outras construções históricas como a Igreja São Francisco de Assis, a Igreja Chagas do Seráfico Pai São Francisco e o Convento São Francisco. Durante a caminhada a guia sempre nos descreve vários pontos relevantes, como edifícios, ruas, praças, restaurantes, cafeterias e bares.

O passeio se encerra no Largo São Bento, com passagem obrigatória pela Igreja São Bento onde se observa a arquitetura e características lindíssimas.

O tour, guiado pela Malu, é uma autêntica aula de história onde se aprende muito, principalmente com os detalhes que são evidenciados e que podem passar despercebidos aos olhos dos visitantes.

São Paulo Free Walking Tour -Old Downtown

O tour é todo em inglês e acontece todas as segundas, quartas, sextas e sábados às 11h30. O ponto de encontro é na Praça da República, bem ao lado do centro de informações turísticas; a Praça da República por si só já é um ponto turístico interessante, de onde sai o ônibus circular turismo e onde é realizada uma feira de artesanato aos sábados.

Apesar de ser gratuito, pede-se uma merecida contribuição (sem valor estabelecido) ao guia, que faz esse trabalho com muita competência! A duração é de três horas aproximadamente com um ponto de parada para lanche na tradicional Padaria Santa Tereza, fundada em 1872.

A caminhada se inicia com a guia nos contando um pouco sobre a história do Brasil e de São Paulo, dando um destaque às diferentes regiões e história política.

Seguimos pela Av. Ipiranga com paradas em pontos importantes como o Edifício Itália e Copan, avançamos rumo à Biblioteca Mário de Andrade e Praça Dom José Gaspar, em cada parada a guia destaca a história e importância dos locais e também o que dá para curtir no local, seja uma visão da cidade nas alturas, seja uma feijoada com samba.

Não poderíamos deixar de passar pelo Theatro Municipal, inaugurado em 1911 com sua construção inspirada na Ópera de Paris e palco de um dos principais eventos da história das artes no Brasil, a Semana de 22, e pelo Vale do Anhangabaú e Viaduto do Chá, o primeiro viaduto da cidade; a guia nos descreve a importância histórica, curiosidades e aspectos culturais de cada local.

Em seguida fizemos a parada em frente ao Edifício Matarazzo, onde atualmente funciona a prefeitura da cidade, e são dados enfoques à história do local e a trajetória da família Matarazzo, que teve destaque na história da cidade e construiu o edifício para ser sede do grupo de indústrias da família.

A próxima parada foi na Praça do Patriarca e Largo São Francisco, sempre com destaques à importância do local para a história da cidade. O passeio segue para a Catedral da Sé, onde a parada foi feita dentro da catedral para que a guia pudesse nos passar os detalhes históricos e arquitetônicos dessa belíssima construção.

Após a Catedral a pausa de vinte minutos para um café ou lanche com oportunidade de experimentar algumas iguarias desconhecidas pelo grupo, como o pão de queijo e a coxinha creme.

O tour seguiu com paradas na Caixa Cultural, Páteo do Colégio, onde foi fundada a cidade de São Paulo, e também em frente ao prédio da Bolsa de Valores, Praça Antônio Prado e Edifício Martinelli, onde a guia descreve a história dos locais e o que representam atualmente.

O tour encerra-se no Largo São Bento, a guia conta sobre as atividades turísticas realizadas no local e onde é possível participar de um famoso brunch e assistir missas com cantos gregorianos.

Por ser uma caminhada mais longa, os pontos de parada somente ocorrem na parte externa dos locais, com exceção da Catedral da Sé, com a finalidade de informar ao turista que se interessar em conhecer melhor os locais, como fazer uma visita mais detalhada.

O São Paulo Free Walking Tour, também oferece caminhadas pela Vila Madalena e Avenida Paulista, confira nossos posts sobre Vila Madalena e Avenida Paulista.