Cemitério da Consolação – Visita guiada

 

O Cemitério da Consolação, localizado na Rua da Consolação, é um dos mais famosos e antigos cemitérios da cidade de São Paulo.

O mais interessante é que não é apenas um cemitério, é um verdadeiro museu a céu aberto, com túmulos que são obras de arte lindíssimas, com esculturas projetadas por artistas renomados como Ramos de Azevedo, Victor Brecheret, Galileu Emendabili entre outros. É também um encontro com a história tanto de São Paulo, quanto do Brasil.

É no Cemitério da Consolação que estão enterradas grandes personalidades como a Marquesa de Santos, Luiz Gama, Monteiro Lobato, Líbero Badaró, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Tarsila do Amaral, entre outros, como o Mausoléu da Família Matarazzo, que é o maior da América do Sul.

Dentre as famosas personalidades que estão enterradas no Consolação está Ramos de Azevedo, famoso arquiteto que inclusive projetou a entrada e a capela do cemitério.

Embora não pareça um programa muito interessante e soe até um pouco estranho, é disponibilizada ao público uma visita guiada pelo cemitério, que é bastante enriquecedora e fascinante. O guia, conhecido como Popó, é uma espécie de enciclopédia ambulante, ele que antigamente trabalhou como coveiro no Cemitério da Consolação hoje conduz os visitantes pelas ruas desse cemitério.

Durante a visita, o Popó conta a história do Cemitério da Consolação, leva os visitantes até os mais ilustres túmulos, famosos pelas personalidades enterradas ou pelas majestosas obras de arte. Ele explica o significado das obras tumulares, os materiais nos quais elas foram confeccionadas e quando se trata de uma personalidade, o Popó também conta ao grupo de visitantes, de maneira bastante didática, qual foi a importância dessa personalidade para a nossa história.

Esse tour pelo cemitério dura em média 1h30, porém é tudo tão interessante que o tempo voa. Infelizmente em uma só visita não é possível ver todos os túmulos mais famosos, pois eles são inúmeros e o cemitério é enorme. Sendo assim, caso tenha se interessado, vá com sapatos confortáveis e recomendamos também o uso de repelente e protetor solar.

Essas visitas são totalmente gratuitas e acontecem as terças e sextas às 9h e às 14h, só é necessário o agendamento através do endereço de e-mail: assessoriaimprensa@prefeitura.sp.gov.br