Cinemateca Brasileira

Cinemateca 2

Taí uma dica imperdível para quem curte cinema. A Cinemateca Brasileira!

Muitos paulistanos ainda não conhecem esse espaço cultural dedicado ao cinema onde a arte cinematográfica no Brasil é amplamente prestigiada.

A instituição tem como finalidade a preservação da memória audiovisual brasileira.

A Cinemateca Brasileira comporta o maior acervo da América Latina, com mais de 200 mil rolos de filmes, entre longas, curtas e cinejornal, possuindo 30 mil títulos com destaque ao acervo jornalístico da antiga TV Tupi, primeira emissora de TV brasileira.

Ali também são desenvolvidas atividades de restauração e difusão de seu acervo.

Alguns programas como cine educação e melhor idade também são atividades desenvolvidas pelo espaço com algumas parcerias.

O local não relembra nem um pouco seu antigo papel, ali funcionava um matadouro, mas que agora dá lugar a essa nobre destinação.

O espaço cativa o visitante com sua arquitetura, na construção com tijolos aparentes que chama atenção por sua beleza. Ao entrar, na área externa, existe uma tela para exibições ao ar livre e um jardim super agradável onde, além das esculturas, encontramos um veículo de cabeça para baixo representando uma cena de filme.

Mosaico 1

Em uma das áreas internas está localizado um café charmosíssimo, onde tudo foi cuidadosamente adaptado para um ambiente cinematográfico, com uma coluna cheia de ilustrações de personagens e cenas de cinema, uma representação de duas películas gigantes no teto e um projetor de filmes exposto no espaço completando a decoração temática, além das mesinhas e cadeiras de madeira rústica que tornam o ambiente bem aconchegante. Encontramos também ali vários títulos em DVD e uma TV onde são exibidos os filmes da coleção exposta.

Café

Em outro espaço, há uma biblioteca com um arquivo composto de livros, revistas, roteiros, fotografias e cartazes. Também existe um local destinado a exposições temporárias ligadas a alguma mostra de cinema que está sendo apresentada.

Exibições temp

Para as exibições de filmes existem duas salas, a Petrobras e a BNDES, onde são exibidos títulos nacionais ou internacionais de acordo com o contexto da programação, ligada a questões ou temas específicos ou a alguma personalidade, apresentando títulos conforme a proposta da mostra.

As salas são muito bem aparelhadas; a sala Petrobras possui 100 lugares e a BNDES 200 lugares, sendo possível a exibição de filmes em diversos formatos.

Sala cinema

É uma oportunidade para ver ou rever aquele filme de que tanto gostou ou talvez assistir a algum título que não conseguiu ver no cinema.

As exibições são gratuitas, basta chegar um pouco antes e retirar o ingresso.

Horário

Todos os dias das 9h às 18h com entrada gratuita para a visitação de todo o espaço. A biblioteca funciona das 9h às 17h.
Para as seções de cinema que acontecem após as 18h é permitida a entrada após este horário e o visitante é encaminhado diretamente à bilheteria e às salas de cinema também com entrada gratuita.

Confira a programação no site

Está pretendendo vir a São Paulo e tem alguma dúvida?
Nós teremos prazer em responder.
Escreva para nós em: contato@checkinsapaulo.com