Dezembro em São Paulo

Dezembro é o mês em que se iniciam as férias escolares e se intensificam os preparativos para as festas de final de ano.

As temperaturas costumam aumentar com a chegada do verão, variando entre 25 a 31 graus, as chuvas e chuviscos são mais frequentes nesta época do ano.

As frutas da estação são: melancia, ameixa, cereja, damasco, figo, lichia, melão, manga, nectarina, pêssego, uva e toda essa variedade faz parte da decoração das mesas nas festas de Natal e Réveillon.

A cidade vai desacelerando a partir do dia 20 dando espaço a outro tipo de correria, a dos preparativos das festas que fazem com que as famosas ruas de comércio como a Rua 25 de março, a região do Brás e Bom Retiro fiquem lotadas.

O clima natalino invade a cidade, muitas ruas ficam decoradas, os shoppings enfeitados e a iluminação dos pisca-piscas tomam conta das fachadas dos edifícios e residências.

Neste ano novamente haverá caravanas iluminadas espalhadas pelos bairros, confira a rota que tem início às 19:30h e terão como destino final na Árvore de Natal do Ibirapuera.

No dia 02 de dezembro acontece a abertura da exposição Artesãos e seus Presépios na Sala MAS – Estação Tiradentes do Metrô – de terça a domingo das 9h às 17h.

No dia 03 de dezembro o Museu de Arte Sacra de São Paulo inicia sua tradicional Exposição de Presépio, de terça a domingo das 9h às 17h.
Endereço: Av. Tiradentes, 676.

Também no dia 03 de dezembro tem início a Exposição Franciscana de Presépios no Santuário São Francisco, no Largo São Francisco 133, com mais de 30 presépios de várias partes do mundo.
De terça a sábado das 9h às 17h
Domingo: das 8h às 13h

Nesse ano acontece a 5ª edição da Exposição de Presépios do Mosteiro de São Bento no centro histórico de São Paulo. São mais de 30 conjuntos que podem ser conferidos até o final do ano. A visitação é gratuita e pode ser feita de segunda a sexta, das 8h às 17h; aos sábados, das 8h ao meio-dia; aos domingos, das 11h20 ao meio-dia.

Nos dias 09 e 10 de dezembro acontece a celebração do encerramento do ano letivo da Escola do Auditório Ibirapuera com apresentações do Coro da Escola do Auditório e Orquestras do Auditório. O repertório contará com composições de grandes nomes da música brasileira como Dona Ivone Lara, Itamar Assumpção e Pixinguinha.
Dia 09 às 21h e dia 10 às 19h.
Ingresso grátis com distribuição uma hora e meia antes da apresentação limitados a dois ingressos por pessoa.

A entrada na Pinacoteca de São Paulo será gratuita durante todo o mês de dezembro. A ação tem como intuito estimular a visitação às exposições.

No dia 31 de dezembro a cidade acorda com a famosa e tradicional Corrida de São Silvestre que já conta com 93 anos e foi implementada pelo jornalista Cásper Líbero, um apaixonado pelo esporte, que consiste em um percurso de 15 km partindo da Avenida Paulista e encerrando-se no prédio da fundação Casper Líbero no número 900 da avenida, e à noite a nossa tão famosa Avenida festeja o réveillon com shows e bandas ao vivo e a famosa queima de fogos de 10 minutos.

Confira os destaques da programação do mês:

01/12
Orquestra Jovem Tom Jobim visita musicais de Chico Buarque
20h
Local: Masp
ingressorapido.com.br

02 e 03/12
Festival Gastronômico no Memorial da América Latina
Comida alemã, cerveja artesanal e sorvetes

Natal no Parque da Água Branca
Av Francisco Matarazzo, 455 a partir das 9h

03/12
Matinais Sala São Paulo
OSESP e Karabtchevsky
Príncipe Igor: Danças Polovtsianas nº 8 e 17
Pyotr I. TCHAIKOVSKY
Sinfonia nº 5 em Mi Menor, Op. 64
Grátis

08/12
Aniversário da Avenida Paulista

09 e 10/12
Noite de Gala do Circo
Theatro Municipal de São Paulo
Grátis

12, 18 e 22/12
Confira os concertos de Natal no Theatro Municipal

14 a 16/12
Concertos a Preço Popular OSESP
Praça Júlio Prestes, 16

15/12
Reinauguração do Auditório Simon Bolívar às 19:30h
Memorial da América Latina

15 a 17/12
África Arte YoonWi
Associação Cultural Santa Cecília
Rua Vitorino Carmelo, 449 – Santa Cecília
A partir das 12h

Não perca também a Programação Cultural do mês:

Memorial da America Latina

Theatro Municipal de SP

Sala São Paulo

Pinacoteca do Estado de São Paulo

MASP  Museu de Arte de São Paulo

CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil

Museu Afro Brasil

MAM – Museu de Arte Moderna

Instituto Tomie Ohtake

MAC – Museu de Arte Contemporânea

Casa das Rosas

Caixa Cultural

Espaço Cultural Porto Seguro

Itaú Cultural

MIS – Museu da Imagem e do Som

Auditório Ibirapuera

Centro Cultural FIESP

Teatro Sérgio Cardoso