Edifício Matarazzo – Visita Guiada

No centro velho de São Paulo, no Vale do Anhangabaú, entre o Viaduto do Chá e a Praça do Patriarca, um suntuoso prédio chama a atenção o qual hoje é a sede da Prefeitura de São Paulo. Trata-se do Edifício Matarazzo.

O Edifício foi construído em 1939 para ser sede do complexo das Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo e na fachada existem figuras que remetem a esse período.

Fazendo uma visita guiada totalmente grátis, podemos acessar o interior do prédio e admirar toda sua arquitetura exuberante em mármore vindo da Itália.

Ao fundo chama a atenção um enorme e belíssimo mosaico com o mapa do Brasil e sua divisão geopolítica da década de 1940, onde em cada Estado existe a representação das características econômicas e geográficas mais importantes predominantes no período, todo confeccionado com pedras de vidro, também importado da Itália em 1946.

O guia nos esclarece sobre o contexto histórico da época, fatos interessantes da família Matarazzo, as fases em que o local teve outras destinações e sobre cada representação presente na arquitetura do Edifício.

O final da visita, que dura aproximadamente uma hora, acontece no último andar onde se localiza um jardim suspenso muito bem cuidado com diferentes espécies de plantas vindas de vários locais do mundo, um lago com carpas e quatro mirantes de onde é possível observar vários pontos turísticos da cidade.

O guia se encarrega de orientar o grupo sobre os pontos relevantes em cada mirante e contar um pouco de sua história.

As visitas Guiadas acontecem de segunda a sábado em três horários: às 10h30, 14h30 e 16h30 e não necessitam de agendamento prévio, porém como somente são disponibilizadas 10 vagas, pede-se chegar com uma hora de antecedência.

 

Edifício Matarazzo
Viaduto do Chá, 15.
Próximo à estação Anhangabaú do metrô.