Feira da Kantuta, aterrissamos nos Andes!

Grupo folclórico 2

São Paulo é incrível mesmo! Você vai do Japão para a Bolívia passando pela Arábia e chegando ao Nordeste do País, sem sair da cidade.

Experiência única e enriquecedora tanto para quem mora na cidade, quanto para quem veio visitar e quer conhecer outras culturas!

A feira é um ponto de encontro da comunidade boliviana e ali o turista é você, mesmo que more em São Paulo. O idioma predominante é o espanhol, falado por todos os cantos.

É a oportunidade de conhecer o artesanato, a gastronomia, trajes, os costumes, a música e tudo mais que esteja ligado aos povos bolivianos e tudo em um só local no Brasil.

mosaico 1

Entre no clima e experimente a gastronomia dos povos andinos, as empanadas e saltenhas são o ponto alto, permita-se também experimentar novos pratos e as bebidas típicas como o Inca Kola e a cerveja Paceña.

mosaico 2

Também encontramos por lá uma infinidade de roupas, malhas, mantas com estampas típicas e instrumentos musicais.

Curioso para quem visita pela primeira vez são as barracas onde as pessoas cortam os cabelos, chamadas peluquerias, que ficam em uma parte específica da feira.

Algumas vezes, há apresentações de grupos folclóricos com dança e música, sempre acompanhadas pela flauta pan, enriquecendo ainda mais os traços culturais destes povos.

mosaico 3

Quando lá estivemos, tivemos o privilégio de assistir uma celebração do Inti Raymi 2016, “Festa do Sol”, festival religioso inca em homenagem a Inti, o deus-sol. Marca o solstício de inverno do hemisfério sul nos Andes, comemorando 5524 anos e também a eleição da La ñusta de Tinkus Jairas Brasil, considerada uma princesa Inca. Essas celebrações possuem grande significado para os povos andinos, são de grande beleza e nos deram uma imensa satisfação em estar presente neste momento.

mosaico 4

Foi uma experiência única e que nos faz admirar ainda mais esses imigrantes que se reúnem na Praça Kantuta, onde até o nome da praça é uma homenagem, pois Kantuta significa uma flor típica dos Andes.

Você não vai encontrar muita estrutura ou luxo nas imediações da Praça Kantuta, onde acontece todos os domingos a feira dedicada à cultura dos povos andinos em São Paulo. Durante a caminhada, o trajeto não agrada muito, os lugares são mal conservados, mas nada perigoso e que impeça a sua visita a esse “pedacinho dos Andes” em São Paulo, principalmente Bolívia e Peru.

Porém, se você for uma daquelas pessoas que adoram conhecer novas culturas, outros costumes, provar novos sabores e se interessar em aprender mais sobre os povos latino-americanos, desbrave esse lugar cheio de peculiaridades!

mosaico 5

Gostou? Aproveite para conhecer mais de perto essa cultura. A feira acontece todos os domingos das 11h às 19h na Praça Kantuta que fica bem próxima à Estação Armênia do metrô, linha azul. É só seguir pela Rua Pedro Vicente até a Av. Cruzeiro do Sul e andar mais ou menos um quarteirão até a praça!

Está pretendendo vir a São Paulo e tem alguma dúvida?
Nós teremos prazer em responder.
Escreva para nós em: contato@checkinsapaulo.com