Galeria do Rock

Fachada 4

A Galeria do Rock tornou-se um ponto turístico da cidade, seja pela sua diversidade de estilos alternativos presentes no comércio local, que não se restringe somente ao rock, ou simplesmente um local obrigatório para visitação para quem deseja conhecer de perto um pouco da história multicultural de São Paulo.

DSCN5003

A entrada pode ser feita pela Rua 24 de maio ou Avenida São João, não confundir com o Centro Comercial Presidente que também é uma galeria, ou outras galerias que ficam na Rua 24 de Maio, a Galeria do Rock fica no número 62 da Rua 24 de maio e tem saída para a Av. São João, 439 e fica mais próxima ao Theatro Municipal.

DSCN4860

A Galeria, que no início dos anos 60 foi uma precursora dos atuais shoppings e destinada somente às elites, passou por várias fases e hoje se tornou um local democrático, seguro e muito agradável para visitação.

No espaço circulam diariamente pessoas das mais diversas as tribos com inúmeros objetivos, que pode ser comprar uma camiseta da banda preferida, fazer uma tattoo, piercing ou estampar uma camiseta.

Nos diversos andares da Galeria percebemos espaços independentes, um local onde todos podem se expressar livremente.

DSCN5018

No subsolo funcionam as lojas de moda e estilo hip hop, salões de cabeleireiro black, serviços de bordado, sprays para arte urbana, tênis, som em vinil e cds. No andar térreo há várias lojas de acessórios, produtos e moda para os praticantes de skateboard, artigos esportivos, estúdios de piercing e tattoo.

Assessórios skate

No mezanino lojas com cds e DVDs, destacando-se uma loja especializada em Beatles com artigos de todo tipo relativos à banda e há também nesse andar uma costureira que confecciona fantasias para cosplay.

No primeiro andar o destaque é para uma loja direcionada aos góticos e ainda conta com várias lojas de moda e estilo para rockeiros, skatistas, cabeleireiros que fazem cortes exóticos e lojas de som com vinis e cds.

Vinil e cd

Seguem ainda pelo segundo e terceiro andar uma infinidade de lojas diferenciadas, onde a diversidade se apresenta em todos os estilos e atividades, que vão desde acessórios, moda, estúdios de tatuagem, lojas de som com vinil, cds, livros, DVDs, até loja com games, personagens de cinema, séries e desenhos, anime, artigos para geeks, produtos vegetarianos e até uma loja com artigos Vikings.

DSCN4898

No quarto andar a maioria das lojas é destinada a serviços de silk screen e demais técnicas de estamparia e impressão, neste local a criatividade é quem manda.

20170128_152012

Acima deste andar uma surpresa para quem optar por um tour realizado aos sábados às 14h com apoio do Instituto Cultural Galeria do Rock, que proporciona uma visita guiada pelos diversos espaços da Galeria.

O ponto de encontro é em frente à cabine de informações no subsolo, o tour dura cerca de uma hora e é oferecido também nos idiomas inglês e espanhol, o valor da taxa é de R$10,00 por pessoa.

A guia turística Luana nos conduz pelos diversos andares da Galeria relatando curiosidades e contando um pouco da história do local, como se transformou na atual Galeria do Rock, como tudo começou na década de 60, detalhes da arquitetura, as diversas fases pelas quais passou o espaço, finalizando no último andar, restrito ao público em geral, onde existe um espaço para shows e eventos e um jardim de onde se observa a cidade bem de cima.

Espaços diversos

Além de todas as atividades diversificadas no local, ainda existe uma parceria do Instituto Cultural no projeto SOS abelhas sem ferrão, que está sendo realizado no quinto andar da Galeria.

DSCN5029

Existe um projeto de instalação do museu do rock no local, acontecimento que estamos aguardando ansiosamente, mas enquanto isso não acontece, que tal visitar a Galeria e compreender porque esse lugar está se tornando visita obrigatória para quem mora ou visita São Paulo?

Galeria do Rock
Rua Vinte e Quatro de Maio, 62
Funcionamento: das 10h às 18h30
Sábados até as 18h
Não abre aos domingos