Instituto Tomie Ohtake

dscn3783

O InstitutoTomie Ohtake fica a 800 metros da estação Faria Lima do metrô, linha amarela, e está localizado em um prédio cinza e rosa, de arquitetura belíssima que representa de forma fiel o seu conteúdo.

O edifício com formas bem marcantes e de identidade própria chama a atenção ao longe, como uma referência quando se percorre a Avenida Faria Lima. Através das cores e detalhes sinuosos que o identificam é possível observar que ali está presente a própria expressão da arte em toda a sua extensão e é assim que traduzimos o Instituto Tomie Ohtake.

dscn3775

Neste local a arte é descrita em cada detalhe desde a fachada, a estrutura dos ambientes e em cada espaço e o que é mais surpreendente é que muitas vezes podemos sentir os ambientes de uma maneira interativa.

O espaço, que leva o nome de sua idealizadora, representa a influência dos movimentos artísticos dos últimos 60 anos e atuais que deixam clara a tendência da artista.

tomie

Ali são expostas obras contemporâneas, mas também foi cenário de exposições de grandes nomes como Picasso, Joan Miró, Yayoy Kusama, Isamo Noguchi, Salvador Dali, além de exposições conceituais incluindo artes plásticas, fotos, cinema, literatura, telas, pinturas, esculturas, design, arquitetura.

contemporaneas

Quando visitamos o instituto Tomie Ohtake tivemos a oportunidade de ver obras incríveis, dentre elas grandes nomes como Alfredo Volpi Lygia Clark.

artistas

O local foi cuidadosamente criado para ser uma expressão artística presente em seus ambientes como o restaurante charmosíssimo, a livraria, a loja com objetos em que o diferencial está presente certamente no seu design.

restaurante

O centro cultural tem sete salas para exposições e obras dispostas em dois pisos: o grand hall e o mezanino; sala de palestras, ateliês, além de promover atividades culturais como mesas redondas, debates e cursos ligados à arte contemporânea.

salas

Certamente um dos locais mais interessantes para um público que aprecia arte no sentido de desenvolver a sensibilidade e integração do ser humano com a arte.

A localização é de fácil acesso e o que é melhor, a maioria das exposições é gratuita e isso comprova que não é preciso gastar muito para se divertir e ter acesso à cultura em São Paulo.

Endereço:

Instituto Tomie Ohtake
Av Brigadeiro Faria, 201 – entrada pela Rua Coropés, 88
Horário: Terça a domingo – das 11h às 20h