Janeiro em São Paulo

Janeiro é um mês em que normalmente as temperaturas são mais altas e as chuvas mais frequentes, variando entre 21 a 32 graus Celsius, mas com a sensação térmica maior, principalmente nos dias em que não há chuva.

Em virtude das férias escolares a cidade fica mais vazia e o transporte público e o trânsito costumam ficar mais tranquilos.

Permanece a safra da uva, melancia, abacaxi, figo, coco verde, melão, ameixa e manga.

No dia 24 de janeiro, véspera do Aniversário da cidade, no Memorial da América Latina acontece a Festa de Alasitas, tradicional celebração da comunidade boliviana em louvor a Ekeko, o Deus da prosperidade e da abundância dos povos andinos, com muita dança, Gastronomia e artesanato, das 9h às 22h.

O mês de janeiro é um mês especial para São Paulo, pois no dia 25 é o aniversário da cidade que completa 464 anos, a prefeitura costuma promover algumas atividades comemorativas.

Em comemoração ao aniversário da cidade, o tradicional bolo do Bixiga acontecerá na Rua Rui Barbosa, das 9h às 13h com a mesma animação! O evento agora conta com mais segurança e organização e é realizado com a participação de todos, que poderão colaborar levando seu bolo!

Também acontece no dia do feriado da cidade, como todo ano, o evento de corrida e caminhada Troféu Cidade de São Paulo, partindo do Obelisco do Ibirapuera; para mais informações consulte o site.

Imagem Fonte: josejoaodasilva.com.br

Em janeiro, o Museu da Imigração oferece atividades de férias e oficinas para as crianças, toda quarta-feira das 15h às 16h30 confira.

O MASP também oferece as oficinas de férias gratuitas de 06/01 a 06/02, confira.

Em janeiro vale a pena conhecer as praias de São Paulo e até fazer um “bate volta” à cidade de Santos ou Guarujá, que ficam a uma hora e meia da cidade; partindo da estação Jabaquara do metrô existem ônibus que saem do terminal rodoviário a cada 45 minutos dependendo do trecho, data ou horário escolhido, confira nosso post.

Para quem estiver no litoral, uma opção interessante é fazer um passeio turístico com o ônibus Roda SP, que possui vários roteiros partindo das praias de Bertioga, Guaruja, Santos, São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Peruíbe, Itanhaém e Cubatão, de 05/01 a 04/03/2018. Confira a programação e roteiros no site.

Feriados em janeiro:
01 – Confraternização Universal
25 – Aniversário da Cidade de São Paulo

Confira a programação do mês:

Museu da Imigração

Memorial da America Latina

Theatro Municipal de SP

Sala São Paulo

Pinacoteca do Estado de São Paulo

MASP  Museu de Arte de São Paulo

CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil

Museu Afro Brasil

MAM – Museu de Arte Moderna

Instituto Tomie Ohtake

MAC – Museu de Arte Contemporânea

Casa das Rosas

Caixa Cultural

Espaço Cultural Porto Seguro

Itaú Cultural

MIS – Museu da Imagem e do Som

Auditório Ibirapuera

Centro Cultural FIESP

Teatro Sérgio Cardoso