Maio em São Paulo

O mês de maio em São Paulo está repleto de atrações, como a Virada Cultural, a festa alemã Maifest, a festa italiana N.Sa. Casaluce, além da inauguração da Japan House na Av.Paulista.

As temperaturas já estão mais baixas, variando durante o dia com mínimas de 15°C e máximas de 25°C, mas existe uma semana em que as temperaturas sobem, é o chamado “veranico de maio” que mais parece uma despedida do calor para o início do inverno, porém nos últimos anos as variações do tempo têm acontecido de forma irregular e o veranico pode ocorrer durante os meses de inverno. Os agasalhos são itens obrigatórios, porém casacos que possam ser retirados durante o dia e vestidos no início da noite. Maio é o mês das entressafras e não é muito favorável para as frutas, mas ainda podemos citar como frutas da estação laranja, limão e coco.

No dia 01 de maio, feriado, das 9h as 15h, na Praça Campo de Bagatelle acontecem shows gratuitos em homenagem ao dia do trabalhador com participações de muitos sertanejos como Simone e Simaria, Maiara e Maraisa, Zé Neto e Cristiano, Bruno e Marrone, Michel Teló, Chitãozinho e Xororó entre outros.

No dia 06 de maio São Paulo vai ganhar mais um cartão postal em plena Avenida Paulista, a Japan House, um espaço com muita arte, cultura, tecnologia, design, exposições, gastronomia que trará um Japão contemporâneo para a cidade.

 

Japan House na Avenida Paulista

E para comemorar, os artistas japoneses Ryuichi Sakamoto e Jun Miyake, com a participação do Quarteto de Cordas, Orquestra Sinfônica e outros grandes artistas, com uma homenagem a Tom Jobim, farão uma apresentação no dia 07 às 18h na área externa do Auditório Ibirapuera, comemorando a integração Brasil Japão. Entrada gratuita, imperdível!

Nos dia 06 e 07 de maio, das 10h às 21h, no Memorial da América Latina, será realizada a quinta edição do Festival do Milho e Festival da Sopa, com várias opções de doces e salgados feitos com milho e uma variedade de sopas, cremes e caldos deliciosos. Entrada gratuita.

Também nos dias 06 e 07 de maio, acontece pela primeira vez o Festival Sabores do Mundo, oportunidade única de experimentar vários pratos do mundo em um só lugar.
No Parque Ceret Anália Franco, na Rua Eleonora Cintra a partir das 11h.

A 117ª festa da Paróquia N. Sa. Casaluce, no Brás, será realizada em todos os sábados e domingos do mês de maio, que vai até o dia 28/05 com barracas de doces, delícias italianas, shows e muita animação, dando início às festas italianas na cidade. Confira.

A Virada Cultural acontece nos dias 20 e 21 de maio, com muita música, teatro, dança, cinema, literatura, gastronomia, programação infantil, artes visuais e muito mais; confira a programação em breve disponível no site da prefeitura.

Nos dias 27 e 28 de maio, a 18a. festa alemã Maifest toma conta do Brooklin. A festa ocorre no quadrilátero das Ruas Joaquim Nabuco, Barão do Triunfo, Princesa Isabel e Bernardino de Campos, com muita gastronomia alemã, apresentações com música e dança; confira.

E para os pequenos, no dia 28 acontece a 36a. Corrida Infantil no Parque da Aclimação, um incentivo à prática da atividade física na infância. Informações no site.

Destaque para a programação imperdível do Theatro Municipal e Praça das Artes que nesse mês também inclui uma programação infanto juvenil “Meu Primeiro Municipal” e também as “Quartas Musicais”.

Confira a programação do mês de maio:

Memorial da America Latina

Theatro Municipal de SP

Sala São Paulo

Pinacoteca do Estado de São Paulo

MASP  Museu de Arte de São Paulo

CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil

Museu Afro Brasil

MAM – Museu de Arte Moderna

Instituto Tomie Ohtake

MAC – Museu de Arte Contemporânea

Casa das Rosas

Caixa Cultural

Espaço Cultural Porto Seguro

Itaú Cultural

MIS – Museu da Imagem e do Som

Auditório Ibirapuera

Centro Cultural FIESP

Teatro Sérgio Cardoso