MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand

Masp 1

 

Localizado no coração de São Paulo na Avenida Paulista, o MASP é o museu de arte mais importante da cidade. Ele foi fundado como iniciativa de Assis Chateaubriand, o grande pioneiro da comunicação no Brasil e uma das pessoas mais influentes do país nas décadas de 40 e 50. O edifício foi projetado pela arquiteta Lina Bo Bardi, possuindo quatro pilastras e um vão de mais de 70 metros, que é bastante utilizado como ponto de encontro para manifestações, passeatas, exposições e feiras de artesanatos e antiguidades.

O museu possui três pisos, o subsolo e o primeiro andar abrigam exposições temporárias e no segundo andar ficam expostas as obras do acervo permanente do museu. No térreo está a bilheteria, que fica no vão livre do MASP, e a entrada. Antes de entrar no museu é necessário passar por alguns procedimentos de segurança, onde um dos funcionários verifica os ingressos e outros revistam os pertences dos visitantes, também existe um guarda-volumes para guardar bolsas e mochilas muito volumosas.

Agostinho Batista de Freitas

Ao entrar, o recomendado é começar a visita pelo segundo andar, que é o último piso e onde estão expostas as obras do acervo do museu. Ao sair do elevador nesse piso o visitante é transportado para um ambiente encantador, que ao mesmo tempo é simples e moderno devido à recente transformação de sua galeria, que voltou a ser como era nos primórdios do museu, com as obras expostas em cavaletes de vidro, o que deixa o ambiente mais espaçoso.

IMG-20160604-WA0029

Na galeria atual, as obras estão expostas em ordem cronológica, o que permite a justaposição entre a arte asiática, africana, brasileira e europeia, não se prendendo às escolas e movimentos artísticos, onde a sensibilidade fala mais alto que o conhecimento teórico. Os cavaletes fazem com que o visitante possa observar melhor e apreciar tudo mais de perto, o único fator que pode confundir é a identificação das obras, que agora ficam na parte traseira e não mais do lado das mesmas como costumava ser há algum tempo. Todos os quadros e esculturas possuem título, nome do artista, data e descrição em português e inglês.

Auguste Rodin - A meditação

O MASP é o museu queridinho da cidade, pois além de ter uma localização privilegiada e ser um dos cartões postais de São Paulo, seu acervo é riquíssimo, com obras de grandes artistas nacionais e internacionais como Renoir, Monet, Picasso, Portinari, Rodin, Van Gogh, Cézanne, Degas, Di Cavalcanti, Modigliani, Anita Malfatti, Gauguin, El Greco, Botticelli entre outros, todas lindíssimas que chegam até a arrepiar e emocionar.

Mosaico quadros

As exposições temporárias também contribuem para que o museu seja um dos preferidos de SP, elas deixam o museu mais dinâmico e são sempre muito criativas e feitas para encantar e agregar conhecimento, são bastante enriquecedoras.

Exposição temporária

O Masp também possui 2 cafés que ficam localizados no subsolo e no primeiro andar, uma lojinha com produtos do museu e livros sobre arte, uma biblioteca e um restaurante self-service.

Mosaico

Visitar o MASP é sempre uma experiência incrível, é um excelente passeio para conhecer um pouco da arte e valorizar a cultura, e é uma ótima opção para curtir a cidade nos dias chuvosos quando não é possível fazer passeios ao ar livre.

Não deixe de visitar o MASP, o museu é parada obrigatória para quem vem a São Paulo.

Horários de funcionamento:

Segunda-feira: fechado
Terça, quarta e sexta a domingo: 10h – 18h
Quinta-feira: 10h – 20h

Ingressos:

Inteira: R$ 30,00
Meia – entrada: R$ 15,00 (estudantes, professores, aposentados e maiores de 60 anos)
Entrada gratuita para crianças menores de 10 anos
Entrada gratuita para o público-geral às terças-feiras.

Endereço: Avenida Paulista, ao lado da estação Trianon MASP do metrô

Confira toda a programação no site.

Está pretendendo vir a São Paulo e tem alguma dúvida?
Nós teremos prazer em responder.
Escreva para nós em: contato@checkinsapaulo.com