Memorial da Resistência

A visita ao Memorial da Resistência, localizado no número 66 do Largo General Osório, próximo à estação da Luz do Metrô, significa bem mais que um passeio, é uma verdadeira aula sobre um dos períodos mais difíceis da história do Brasil: a Ditadura Militar (1964 – 1985).

O Memorial fica localizado no prédio que foi sede do antigo DEOPS-SP (Departamento de Ordem Política e Social), um dos locais para onde eram levados os presos políticos durante o período militar.

Tudo que se tem hoje em dia no espaço é baseado em depoimentos dos ex-presos políticos que passaram por lá. No andar térreo, a primeira exposição mostra através de uma linha do tempo os ideais e as repressões sofridas pelo povo brasileiro através das décadas. Um pouco mais à frente, os visitantes têm acesso às exposições feitas dentro das celas, que descrevem como foi esse período da história e pelo que passaram as pessoas presas pela Ditadura Militar e seus familiares.

No andar térreo existe também um espaço com a reprodução da sala de arquivo da época com alguns móveis originais e cópias de fichas dos presos.

O terceiro andar do prédio é um grande salão dedicado a exposições relacionadas também às memórias dos presos políticos do período militar.

Uma dica é participar de uma visita educativa pelo memorial, que é bastante didática e interativa, induzindo todos os visitantes a se projetarem no que foi vivido ali naquele espaço durante os Anos de Chumbo, é tudo bastante reflexivo e esclarecedor, onde, como em uma enriquecedora aula, é possível tirar dúvidas e fazer comentários a respeito do que está sendo explicado pelo guia.

Não são cobrados ingressos para a entrada no Memorial da Resistência da cidade de São Paulo e as visitas educativas, que duram cerca de 75 minutos, também são totalmente gratuitas.

Memorial da Resistência de São Paulo
Largo General Osório, 66 – Santa Ifigênia – São Paulo – SP
Telefone: 55 11 3335-4990 – Entrada Gratuita
Aberto de quarta a segunda (fechado às terças), das 10h00 às 17h30

Agendamento das Visitas Educativas
De segunda a sexta-feira das 10h às 17:30h
Telefones: 55 11 3324-0943 ou 0944 (com Valdir ou Paulo)