Museu de Arte Sacra

Museu Arte Sacra

O Museu de Arte Sacra de São Paulo está localizado ao lado da estação Tiradentes do metrô junto ao Mosteiro da Luz.

A construção do século XVIII por si só já é uma atração e merece ser observada em seus detalhes.

Durante a nossa visitação pudemos observar a arte barroca e outras obras, pinturas, esculturas datadas a partir do século XVI. O local foi construído pelo padre Frei Antonio de Sant’anna Galvão, em meados do séc XVIII, para inicialmente abrigar as religiosas.

Mosaico geral

O museu só foi fundado na década de 1970, reunindo obras sacras vindas de diversos locais do país e do exterior e de regiões do interior de São Paulo.

Seu acervo conta com imagens sacras, esculturas, pinturas, peças religiosas artesanais, objetos utilizados em celebrações religiosas, mobiliários e peças de cunho religioso.

Mosaico objetos religiosos

As esculturas em madeira, pedra sabão e em barro, de artistas anônimos e de conceituados artistas como Aleijadinho e Frei Agostinho de Jesus fazem parte do acervo, demonstrando o predomínio da arte barroca.

O mobiliário utilizado nas igrejas como mesas, oratórios, arcas, cadeiras, considerados verdadeiras obras de arte e raridades estão localizados em diversos pontos do museu.

imagens de igrajas

Em uma sala-cofre estão reunidos objetos valiosos como ostensórios em ouro, prata e pedras preciosas, anéis, crucifixos também em ouro, prata e pedras preciosas além de vários objetos valiosos.

Mosaico sala cofre

As pinturas datadas a partir do século XVI, período colonial, demonstram que a importância da igreja nessa época era predominante; nota-se isto através de reproduções de imagens de anjos, santos, passagens bíblicas e missões jesuítas.

Há também pinturas de artistas modernistas e contemporâneos como Anita Malfatti.

Em uma das salas as paredes estão com o seu interior exposto demonstrando como eram erguidas as construções daquela época; os tijolos Adobe, o pau a pique ou taipa de sopapo e a taipa de pilão, técnicas utilizadas para construções compostas basicamente por estruturas de madeira, barro, fibras vegetais, excrementos e restos de animais.

Parede

As portas e janelas em madeira com seus formatos típicos e disposições também demonstram a arquitetura da época.

Formatos típicos

A exposição permanente conta partes da história do Brasil em seus detalhes, em importantes momentos artísticos, políticos e culturais que merece ser visitada.

Aos sábados a visitação é gratuita e nos outros dias o valor do ingresso é de R$ 6,00.
O horário de funcionamento é de terça a domingo das 9h às 17h.

É permitido tirar fotos sem flash.

Mais informações você encontra no site do museu.

 

Está pretendendo vir a São Paulo e tem alguma dúvida?
Nós teremos prazer em responder.
Escreva para nós em: contato@checkinsapaulo.com