Museu de Zoologia da USP

Capa 1

Biodiversidade ou Diversidade é o tema predominante por todos os cantos do museu de zoologia. Aliás, você sabia que o Brasil é responsável por 20% da biodiversidade do planeta?
Então este é um motivo a mais para fazer uma visita a este lugar incrível.
O Museu de Zoologia da USP fica na Avenida Nazaré, no Bairro do Ipiranga, próximo ao Parque da Independência.

Já na entrada do Museu de zoologia é possível observar vários tipos de animais expostos em tamanho real.

Animais empalhados entrada
No início da visita o que chama a atenção são as réplicas de ossadas de dinossauros em tamanho natural que podemos avistar de qualquer ponto do museu. A maior mede 11 metros de comprimento e sete metros de altura e é uma reprodução perfeita em todos os seus detalhes.

Ossadas de dinossauros

A evolução de algumas espécies também é muito bem representada para que o visitante tenha uma clara percepção do processo.

No Museu são apresentadas diversas categorias de animais ou suas ossadas e espécies já extintas, desde insetos, anfíbios, crustáceos, répteis, aves, mamíferos e até fósseis, e são reproduzidos por réplicas ou através de várias técnicas como a taxidermia artística, onde é preservada a pele do animal preenchida com espuma e outros materiais com próteses de olhos, dentes e língua, a reprodução fica perfeita!

Ossada taxidermia

Em outra área são demonstradas a fauna e flora brasileira em seus diferentes habitats, a floresta Amazônica, o Pantanal, o Cerrado, os Pampas, a Floresta Atlântica, a Caatinga onde são expostas as variedades de animais sobre uma projeção da imagem da vegetação existente e o solo pertencentes a cada região.
A biodiversidade das águas também é demonstrada com as suas diversas categorias de animais aquáticos.

Mosaico fauna flora

Algumas espécies expostas chamam a atenção pelo tamanho, como o crânio de uma baleia, ou a réplica da ossada de uma preguiça gigante já extinta, também chamam a atenção pela beleza, como a onça pintada e o tigre de bengala, já outras pela importância, como a representação da evolução humana em seus diversos estágios.

Mosaico baleia preguiça tigre evolução humana

Todas as representações trazem uma explicação ao lado, de modo que a visita proporciona uma verdadeira aula de ciências e encanta adultos e crianças que se divertem muito aprendendo sobre o meio ambiente.

Vale a pena assistir um vídeo explicativo sobre a biodiversidade e a consequência da interferência do ser humano sobre o equilíbrio do meio ambiente.

Mosaico vídeo

As visitas estão acontecendo de quarta a domingo das 10h às 17h e são gratuitas, mas é por tempo limitado. Quando for visitar, entre em contato antes para ver se ainda está valendo!

Quando os ingressos começarem a ser cobrados eles custarão apenas R$ 10,00 a inteira.
Logo após sua visita, aproveite para fazer um passeio no Parque da Independência, que vale muito a pena pela beleza do lugar e sua importância histórica, confira nos próximos posts!
Até lá!

MZUSP – Museu de Zoologia da USP
Avenida Nazaré, 481-Ipiranga
fone: 55 11 2065-8100

Como chegar:
Partindo da estação Alto do Ipiranga do metrô
Ônibus 4113-10 República – Gentil de Moura

Está pretendendo vir a São Paulo e tem alguma dúvida?
Nós teremos prazer em responder.
Escreva para nós em: checkinsaopaulo.com/contato/