O mês de outubro em São Paulo

O mês de outubro em São Paulo costuma ser um mês com temperaturas agradáveis variando entre 20 e 28 graus, mas com grandes possibilidades de chuvas.

Se você vier a São Paulo nessa época do ano é sempre bom lembrar que nesse mês tudo pode acontecer, desde dias muito quentes até aqueles em que vai precisar de um agasalho e de um bom guarda chuva.

As frutas da estação são: jabuticaba, coco verde, banana prata, laranja, mamão, melancia e melão, aproveite para consumi-las em forma de suco ou in natura, os preços são mais baixos.

Para que você se programe, destacamos alguns eventos que acontecem nesse mês:

Nos dias 01 e 02 de outubro a atração fica por conta da comemoração dos 70 anos do MASP com muitas atividades no vão livre do MASP, oficinas e entrada gratuita no museu no dia 02. Confira.

Dia 07/10 – O Museu da Imigração em parceria com o Centro de Tradições Nordestinas tem uma programação especial com apresentações artísticas, dança, música, frevo, maracatu, forró, oficinas de cordel e aulão de forró
Museu da Imigração: Rua Visconde de Parnaíba, 1316 (Metrô Bresser-Mooca)
Das 13h às 18h
Entrada gratuita.

No dia 08/10 na plateia externa do Auditório Ibirapuera, a Orquestra Bachiana Filarmônica do SESI-SP, sob a regência do maestro João Carlos Martins, apresenta o espetáculo 90 anos de Sorriso Colgate – Tributo a Tom Jobim, com a participação da cantora Sandy, início às 11h30. O evento é gratuito.

No dia 12, feriado, comemora-se o dia de N.Sa. Aparecida, padroeira do Brasil, com muitas excursões para a cidade de Aparecida do Norte.

Imagem Fonte: jd1noticias.com

No mesmo dia é comemorado o dia das crianças, com várias atividades e eventos para os pequenos em alguns parques e shoppings. O Memorial da América Latina vai comemorar o dia das crianças com o 2o. Festival da Batata e do Milk Shake, com Parque de Diversões nos dias 12, 14 e 15/10. No Parque da Água Branca tem programação para a criançada com shows, oficinas, contação de histórias, gastronomia e muitas atividades do dia 12 a 15/10 na Av. Francisco Matarazzo, 455 e no dia 15/10 a banda Leões de Israel tem um projeto voltado para a criançada, o “Go litlle lions”, no Centro Cultural FIESP na Av. Paulista 1313 às 13h, com distribuição de brinquedos, contação de histórias e muita música para toda a criançada.

Outubro é também mês das festas alemãs; até o dia 08/10 continua a Oktoberfest no Sambódromo do Anhembi e a BrooklinFest, que ocorre todo mês de outubro, oferecendo shows com músicas e pratos típicos alemães como joelho de porco, salsichões, apfelstrudel e o chopp geladíssimo, porém a Brooklinfest apesar de representar uma festa típica alemã, é também considerada uma festa multicultural e nesse ano acontecerá nos dias 21 e 22 de outubro, das 10h às 22h, no quadrilátero das Ruas Joaquim Nabuco, Barão do Triunfo, Princesa Isabel e Bernardino de Campos.

Outubro também é o mês da 41ª. Mostra Internacional de Cinema, de 19/10 a 01/11, a programação estará disponível no site.

Alguns shows internacionais também acontecerão em outubro:

Paul MacCartney no Allianz Park no dia 15/10.

U2 nos dias 19/10, 21/10 ,22/10 e 25/10 no Estádio do Morumbi.

Dia 15/10 – Início do horário de verão, São Paulo adianta seus relógios em 1 hora.

Não perca também a Programação Cultural do mês:

Memorial da America Latina

Theatro Municipal de SP

Sala São Paulo

Pinacoteca do Estado de São Paulo

MASP  Museu de Arte de São Paulo

CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil

Museu Afro Brasil

MAM – Museu de Arte Moderna

Instituto Tomie Ohtake

MAC – Museu de Arte Contemporânea

Casa das Rosas

Caixa Cultural

Espaço Cultural Porto Seguro

Itaú Cultural

MIS – Museu da Imagem e do Som

Auditório Ibirapuera

Centro Cultural FIESP

Teatro Sérgio Cardoso