Parque da Independência

Capa 2

Sempre que se fala no Parque da Independência, ligamos o local ao Museu Paulista que também é conhecido por Museu do Ipiranga, que atualmente está passando por reformas por questões de segurança. O processo de restauro está sendo executado por diversos especialistas em arquitetura e o museu deve reabrir somente em 2022.

Porém há diversas atividades para fazer por lá, o jardim por si só já é lindíssimo e vale a pena fazer um passeio somente para admirar.

Mosaico Jardins

O parque está dividido em duas áreas separado pela Rua dos Patriotas, onde aos domingos acontece uma feirinha de artesanato e também têm barracas de comidinhas de rua.
Na parte onde está localizado o Museu, o jardim muito bem cuidado inspirado no estilo francês, chama a atenção pela sua beleza e vale a pena uma parada para uma foto do jardim que tem vista para a construção do edifício do Museu.

Mosaico feirinha

Durante os fins de semana muitos casais vão ao parque para tirar fotos após a cerimônia de seu casamento, pois o cenário é inspirador.

No parque existe um espaço para playground e também possui bebedouros, sanitários, pista de cooper, aparelhos para ginástica, área de piquenique e também tem wi-fi livre. Neste local, várias pessoas fazem seus treinamentos de corrida ou simplesmente passeiam com seus animais de estimação, pois nesta área não é permitido o trânsito de bicicletas, patins ou skates.

Mosaico picnic cooper play

Da rua Dos Patriotas, acessamos a outra parte do parque, a Praça do Monumento onde está localizado o Monumento à Independência, o Riacho do Ipiranga e a Casa do Grito.

Mosaico itens históricos

Nesta área, a prática de skate é predominante, pois há um ótimo espaço para essa atividade. Também são permitidas bicicletas, patins e patinetes no local. Os gramados também convidam a um piquenique ou somente a um banho de sol cheio de preguiça.
Esse é o local onde ocorreu um importante momento da história do Brasil, a Proclamação da Independência, o que torna a visita ainda mais interessante.

Mosaico picnic skate

A Casa do Grito conta a história de um momento em que foi utilizada como pouso de viajantes, durante trânsito de pessoas e animais, que por ali passavam em seus percursos para transporte de mercadorias entre o litoral e a cidade de São Paulo. Além de área de descanso, na antiga casa de pau a pique era possível encontrar alimentos e provisões.

A morada se tornou a Casa do Grito em razão de figurar no quadro “Independência ou Morte” do pintor Pedro Américo.

Mosaico casa do grito

O Monumento à Independência, às margens do Riacho do Ipiranga, local onde D. Pedro I teria proclamado a Independência em 1822, do escultor Ettore Ximenes, retrata os importantes personagens no processo de Independência do Brasil. Um grande alto relevo em bronze reproduz o quadro “Independência ou Morte” de Pedro Américo. Destaca-se também, a pira do “Altar da Pátria” na parte frontal do Monumento. Em todas as faces do Monumento encontramos reproduzidos personagens e momentos importantes da história da Independência do Brasil.

Mosaico monumento

No seu interior, está localizada a Cripta ou Capela Imperial onde foram trazidos os restos mortais de D.Pedro I, de sua esposa dona Maria Leopoldina e de sua segunda esposa Dona Amélia de Beauharnais e onde também funciona um espaço de exposições administrados pela Secretaria de Cultura de São Paulo.

Mosaico cripta

Diante de tudo isso, enquanto esperamos a reabertura do Museu, vale sempre a pena visitar o local seja pela sua importância histórica, seja pela sua beleza, ou como alternativa ao lazer.

Final

Como chegar:

ÔNIBUS:
375V-10 – Central Plaza Shop. – Metrô Sta Cruz
4113-10 – Gentil de Moura – Pça da República, saindo da Estação Alto do Ipiranga
4706-21 – Ipiranga – Metrô Vila Mariana
478P-10 – Sacomã – Pompéia
5101-10 – Term. Sacomã – Term. Pq. D. Pedro II
5703-10 – C.A. Ipiranga – Metrô Santos-Imigrantes

Para mais informações acesse o site.

Horário de funcionamento: todos os dias das 5h às 20h
Entrada gratuita com estacionamento no local (poucas vagas)
Endereço: Av. Nazaré, S/n -Ipiranga

Está pretendendo vir a São Paulo e tem alguma dúvida?
Nós teremos prazer em responder.
Escreva para nós em: contato@checkinsapaulo.com