Parque do Ibirapuera cultural: Museus

Há muito o que se fazer no Parque do Ibirapuera e para quem aprecia cultura e arte o parque oferece várias opções através do Museu Afro Brasil, Museu de Arte Moderna, Pavilhão das Culturas Brasileiras (em reforma), localizados à beira da Marquise, além do Museu de Arte Contemporânea ligado ao parque pela passarela Ciccillo Matarazzo, sem contar as exposições que acontecem na Bienal e na Oca.

É possível visitar os três museus em um só dia, mas se quiser fazer uma visita bem completa e detalhada reserve um bom tempo para cada museu, ou vá em dias alternados.

Museu Afro Brasil

O Museu Afro Brasil nos proporciona uma verdadeira aula de história sobre a contribuição do povo africano para a formação da cultura brasileira.

Na entrada do museu encontramos uma lojinha com muitos objetos lindíssimos, sempre nos remetendo à cultura Afro.

No início da visita, no térreo, observamos grandes personagens da cultura negra e os seus papéis dentro de um determinado período da história.

No andar superior do museu, existe o acervo com muitas obras e objetos que contam uma parte importante da história que certamente não se restringe ao sofrimento de um povo que nos enriqueceu culturalmente nas influências através da música, dança, religião, vestimentas, tecnologia, design, técnicas de produção, culinária, artes, pintura, e tantas coisas que estão diariamente presentes na vida do povo brasileiro.

São tantos objetos e obras que é impossível não se encantar com toda riqueza cultural presente em tantas peças interessantíssimas e ficar um bom tempo observando cada uma.

Os “balangandãs”, as figuras religiosas, os instrumentos musicais, as ferramentas, os mobiliários, as pinturas, esculturas, vestimentas que fazem parte da exposição com certeza vão fazer você identificar alguma coisa presente no seu dia a dia.

No subsolo são realizadas as exposições temporárias que igualmente prendem a atenção do visitante. Para quem quer conhecer mais sobre a cultura negra ainda existe uma biblioteca e também um auditório. O museu funciona de terça a sábado das 10h às 17h, o ingresso custa R$ 6,00 a inteira e aos sábados a entrada é gratuita, visite!

Museu de Arte Moderna – MAM

O Museu de Arte Moderna engloba também o Jardim das Esculturas que está na parte externa do museu, no Parque do Ibirapuera, onde existem obras com as quais você pode interagir. Possui também um restaurante com linda vista para o Jardim das Esculturas, uma loja com objetos com design diferenciados e biblioteca; no MAM acontecem as exposições temporárias e são oferecidos vários cursos de arte, fotografia, filosofia e literatura, confira.

 

Confira a programação das exposições do MAM

A visita acontece de terça a sábado das 10h às 18h, o ingresso é de R$ 6,00 a inteira e aos sábados a visita é gratuita.

Museu de Arte Contemporânea –MAC

O Museu de Arte Contemporânea está localizado no antigo prédio do DETRAN e se você estiver no Parque do Ibirapuera deverá ir pela passarela Ciccillo Matarazzo para chegar ao MAC.

O Museu possui oito andares e uma dica é começar a visita pelo último andar que proporciona uma vista panorâmica do Parque do Ibirapuera, do Obelisco e da Av. 23 de Maio e uma pausa para fotos é obrigatória.

O sétimo e o sexto andares são dedicados ao acervo, com obras de vários artistas como Mondigliani, Miró, Anita Malfatti, Pablo Picasso, Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Kandinsky, Alfredo Volpi, Victor Brecheret entre outros, distribuídas da seguinte forma: no sétimo andar as obras datadas de 1900 à 1950 e no sexto andar as obras datadas de 1951 a 2000.
O acervo é vasto e é preciso um bom tempo para visitar todos os espaços.

Nos demais andares estão as exposições temporárias, além de um espaço com obras de artistas latino americanos.

Entre um andar e outro encontramos esculturas belíssimas e no térreo a arte presente em obras que chamam a atenção pela sua grandiosidade.

O melhor de tudo é que a entrada é gratuita todos os dias, quer melhor oportunidade de apreciar grandes obras sem gastar nada?

O Museu não funciona às segundas feiras. Abre às 10h e fecha às 18h e às terças fecha às 21h. Visita imperdível, vale a pena conferir.