Parque Trianon e Casa das Rosas

capa

Já falamos da Avenida Paulista aos domingos, uma nova opção de lazer, tornando a cidade mais divertida e humanizada em toda a sua diversidade.

Além das inúmeras opções que a região da Avenida Paulista oferece, como cinemas, shoppings, bares, restaurantes, teatros, espaços culturais, baladas, há alguns locais em que a visita é obrigatória: o MASP, o Parque Trianon e a Casa das Rosas.

O MASP é o mais importante museu de arte de São Paulo e possui o maior acervo da cidade, além de promover mostras de grandes nomes da arte mundial. Confira nosso post sobre este museu e saiba tudo o que ele oferece.

Parque Trianon

Bem de frente para o MASP, fica o Parque Trianon, que está localizado no coração da Paulista, contrastando com a correria e o trânsito do dia a dia.

000373

O parque foi inaugurado em 1892, projetado pelo paisagista francês Paul Villon e o inglês Barry Parker e era frequentado pela elite paulistana no início do século XX.

000371

Hoje, tornou-se um refúgio e um convite ao sossego e à tranquilidade a quem está transitando pela avenida.

000376

Ali é possível apreciar a vegetação remanescente da mata atlântica, além de ouvir o canto dos pássaros e relaxar por alguns momentos desfrutando de um verdadeiro oásis no meio da metrópole.

000384

No parque também são realizadas atividades como a ginástica japonesa, práticas corporais chinesas, leque, danças circulares, além de eventos especiais aos domingos.

dscn8962

O parque fica aberto diariamente das 6h às 18h.

Casa das Rosas

Caminhando um pouco mais à frente, em direção à Av. Brigadeiro Luiz Antônio, iremos encontrar um casarão tombado que ainda conserva suas características arquitetônicas do início do século XX, sendo também mais um contraste, porém entre o antigo e o moderno, uma construção antiga em meio aos grandes arranha céus que se encontram ao longo da avenida.

casa

Mais uma vez vamos ouvir um nome conhecido, o do arquiteto Ramos de Azevedo, que projetou o casarão em 1930 para ser residência de uma de suas filhas e hoje se transformou em um espaço cultural onde são apresentados saraus, palestras, exposições, cinema ao ar livre, peças de teatro e principalmente eventos ligados à poesia e literatura.

000324

A arquitetura do casarão é belíssima, com lindos vitrais e o destaque dos banheiros que foram introduzidos pelo arquiteto Ramos de Azevedo no interior das residências no início do século XX. Existem também placas explicativas com a descrição dos cômodos da casa.

page

O nome Casa das Rosas deve-se ao jardim muito bem cuidado, mas o local também é chamado Espaço Haroldo de Campos de literatura e poesia, pois possui uma ampla biblioteca com livros da coleção do poeta, tradutor e escritor.

page1

A Casa das Rosas também abriga um charmosíssimo café com mesinhas ao ar livre bem no meio de seu jardim, onde você faz uma pausa enquanto toma um café admirando a beleza do jardim.

cafe

O local oferece visitas educativas agendadas pelo telefone (11) 3285-6986 ou pelo e-mail.

A entrada é gratuita, funcionando de terça a sábado das 10h às 22h e domingos e feriados das 10h às 18h e fica no número 37 da Avenida Paulista.