Pinacoteca do Estado de São Paulo

 

Capa2

Após uma visita imperdível ao Jardim da Luz, nos dirigimos à Pinacoteca do Estado de São Paulo, com acesso pelos jardins do Parque da Luz.

As instalações por si só já são um convite à visitação. A construção datada do início do século XX, projetada pelo arquiteto Ramos de Azevedo é considerada como o museu de arte mais antigo da cidade.

área

A arquitetura interna do museu, adaptada aos padrões museológicos, proporciona ao visitante um espaço iluminado e muito agradável.

arquitetura

A Pinacoteca conta hoje com um acervo de mais de sete mil obras de arte divididas em várias salas no segundo andar, onde estão obras do século XVII e início do século XX que contam uma parte da história da arte no Brasil neste período.

sala 2

Fazem parte deste acervo obras de artistas brasileiros como Almeida Júnior, Benedito Calixto, Oscar Pereira da Silva e Eliseu Visconti, por exemplo, que representam cenas de interior, paisagens, além de retratos, natureza morta e cenas da imigração. Também existem obras de artistas modernistas como Tarsila do Almaral, Anita Malfatti, Lasar Segall, Cândido Portinari, Vitor Brecheret.

quadros

A Pinacoteca também possui em seu acervo permanente obras de alguns artistas europeus como Auguste Rodin, Aristide Maillol, Antoine Bourdelle, entre outros, expostas no segundo andar do museu, onde é permitido fotografar, mas sem flash.

Sala 1

O primeiro andar é destinado às exposições temporárias e as obras não podem ser fotografadas; no subsolo, estão dispostos os laboratórios de restauro, o auditório e um café.

barcas

Quando for visitar a Pinacoteca dedique tempo para isso, para assim poder contemplar as obras da maneira como elas merecem.

Aproveitando o clima histórico e cultural, é interessante também visitar a estação ferroviária da Luz que fica ao lado da Pinacoteca, o acesso é possível pela estação Luz do Metrô. Se você estiver transitando por lá vale a pena dar uma espiadinha, a Estação é inspirada nas estações de trem antigas da Inglaterra, pois toda a estrutura foi trazida de lá pelos ingleses, que eram antigos proprietários das estradas de ferro de São Paulo. Se estiver do lado de fora, vale a pena uma foto da belíssima construção com seu relógio característico.

estação 1

 

Funcionamento da Pinacoteca: de terça a domingo das 10h às 18h
Entrada até as 17h30
Quintas: aberto até às 22h
Ingressos: R$6,00
Sábados: entrada gratuita
Como chegar: Estação Luz do metrô

 

Está pretendendo vir a São Paulo e tem alguma dúvida?
Nós teremos prazer em responder.
Escreva para nós em: contato@checkinsapaulo.com