Programação imperdível – São Paulo 463 anos

 

Mosaico 2

No dia 25 de janeiro, aniversário da cidade, que nesse ano completa 463 anos, acontecem várias programações culturais, shows e eventos, espalhados pela cidade nos parques, shoppings, bares e museus.

Confira aqui a programação de alguns eventos que já estão confirmados para esse ano.

Uma das mais tradicionais comemorações do aniversário de São Paulo está de volta; o Espaço de Cultura Bela Vista divulgou que no dia 25 de janeiro teremos novamente famoso Bolo do Bixiga, cada morador da cidade está sendo convocado a levar um bolo para comemorar os 463 anos da cidade. O evento tem início às 9h e conta com diversas atrações com o parabéns às 11h30 na Rua Rui Barbosa, 300.

Caminhos do Triângulo:
Destaque do centro histórico – Roteiro pelos principais pontos turísticos e históricos do centro velho como o Solar da Marquesa, Páteo do Colégio, Catedral da Sé, Edifício Martinelli entre outros; abrangendo curiosidades e histórias da formação da cidade.
Horário – 10h e 14h
Rua da Quitanda, 80
Inscrições – roteiroscaminhosdotriangulo@gmail.com
Valor – R$ 20,00 por pessoa.

Obelisco do Ibirapuera:
Corrida e caminhada Troféu Cidade de São Paulo, 7:30h a partir do Obelisco.

DSCN9790

No Memorial da América Latina:
Shows, evento de gastronomia, exposições e ao som da escola Nenê de Vila Matilde. É feita a limpeza espiritual da obra de Oscar Niemeyer, Mão, símbolo do Memorial, a partir das 14h.
A gastronomia fica por conta do festival de pasteis e cerveja artesanal.
No Memorial, das 10h às 21h.

Mão restaurada

Na Rua Visconde de Parnaiba, 1253, próximo ao Museu da Imigração:
Shows, espaço para a criançada, passeio de Maria Fumaça, Djs e festival gastronômico com food trucks.
Para o passeio de Maria Fumaça é necessário levar 1 kg de alimento não perecível.

capa (2)

Museu da Casa Brasileira:
Oficina de calçadas
Às 14h30:
Inscrições gratuitas pelo e-mail agendamento@mcb.org.br ou telefone 11 3026 3913
A partir da calçada paulistana em preto e branco, os participantes criarão seus modelos com peças de MDF.
Av. Brigadeiro Faria Lima, 2.705

Pinacoteca de São Paulo:
Inauguração da mostra Coleções em Diálogo – Museu Paulista e Pinacoteca de São Paulo, que possibilita ver importantes peças do Museu Paulista, conhecido como Museu do Ipiranga que atualmente encontra-se fechado para visitação. São cerca de 50 obras, entre pinturas, desenhos, fotografias e objetos.
Veja a programação no site.

Capa2

Museu da Imagem e do Som – MIS:
Para comemorar o aniversário da Cidade a programação será inteiramente gratuita, incluindo as exposições Silvio Santos vem aí e Praia Paulista, contando ainda com apresentações musicais, muito samba e apresentações de cinema.
A gastronomia será por conta do Bar Pirajá, com caipirinhas, pasteis, sanduíches e os trucks Box da Fruta e Só Coxinhas
Av. Europa, 152 – A partir das 10h – Chegar com uma hora de antecedência para retirada dos ingressos.
Confira a programação no site.

Casas Literárias:
Casa das Rosas, Casa Mário de Andrade, Casa Guilherme de Almeida.
A programação na Casa das Rosas será por conta do evento Sapopembas com a exibição do filme São Paulo, Simphonia da Metrópole, nos jardins da casa e com execução ao vivo da trilha musical às 20h, e o lançamento do livro Antologia Transpassar e leitura de poemas a partir das 17h

10

A Casa Mário de Andrade apresentará roda de samba, poemas, apresentações artísticas, shows, curiosidades sobre a cidade, aula-show sobre o romance Macunaíma e participação do ator Paschoal da Conceição, que interpretará Mário de Andrade.

Na Casa Guilherme de Almeida, às 15h um encontro com o cineasta Ugo Giorgetti, que conversará com o público sobre seu primeiro longa metragem Jogo Duro, rodado no bairro do Pacaembu. Veja a programação completa das casas literárias no dia 25.

Parque da Independência e Museu Paulista:
Passeio guiado e oficinas no Parque da Independência e o Museu Paulista terá iluminação especial das 20h do dia 25 até a 1h do dia 26.

Capa 2

Parque da Água Branca:
O Parque da Água Branca promove a feira mística das 09 às 19h, com muitas tendas místicas, cartas, tarot, baralho cigano, danças, culinária.
Av. Francisco Matarazzo, 455 – Barra Funda

Auditório Oscar Niemayer:
CBN São Paulo – A cultura compartilhada
Evento gratuito com participações como o filósofo José Mário Cortella, coro e orquestra brasileira do Auditório, o poeta Chico Cesar, os cantores Marcelo Jeneci, Xenia França e o sambista Jards Macalé
A partir das 8h45. Confira no site.

29

Teatro Sérgio Cardoso e Bixiga:
Programação gratuita variada com sessões de teatro infantil, apresentações musicais e festival Bixiga Criativo com exposições de artesanato e festival de food trucks a partir das 11h.
Teatro Sérgio Cardoso.

Teatro Sérgio Cardoso

Shopping Light:
O shopping Light promove o passeio Walking Tour -Descubra São Paulo a pé, no qual os participantes serão levados para conhecer os principais pontos turísticos do centro da cidade. O evento será gratuito com vagas limitadas, para se inscrever até o dia 20/01 pelo telefone (11) 3154-2299

DSCN8492

A prefeitura de São Paulo promoverá uma programação especial que acontece de forma descentralizada nos centros culturais, bibliotecas municipais, teatros, polos culturais, com shows musicais, apresentações teatrais, cinema, oficinas, apresentações circenses e uma série de atividades gratuitas.

A Avenida Paulista contará com diversas atividades livres como o Mobile Aéreo Voador e a Viradinha de Aniversário de São Paulo no vão livre do MASP a partir das 11h.
A Viradinha de Aniversário acontece em vários pontos da cidade como Centro Cultural SP, Centro Cultural Municipal Olido, CCJ Arena, CEU Caminho do Mar, Centro Cultural Municipal do Grajaú, Praça Municipal das Artes, Biblioteca Municipal Mário de Andrade, Mercado Municipal de São Paulo, Polo Cultural Chácara do Jockey, Theatro Municipal de SP, Teatro Municipal João Caetano -Vila Mariana, Teatro Municipal Alfredo Mesquita – Santana ,Teatro Municipal Cacilda Becker -Lapa,Teatro Municipal Arthur Azevedo -Moóca, Praça Municipal das Artes e Parque do Carmo, com retirada de ingressos com 1 hora de antecedência.

MASP

Vale a pena conferir no Mercadão Municipal de São Paulo a roda de choro às 11h, Osvaldinho da Cuíca às 13h e os Demônios da Garoa às 15h; o Rastapé com Zeca Baleiro e o baile do Simonal com Sandra de Sá no Polo Cultural e Criativo Municipal Chácara do Jockey às 14h e 16h, além das leituras de Juca de Oliveira, Pascoal da Conceição, Regina Duarte e Barbara Paz na Biblioteca Municipal Mário de Andrade a partir das 15h com retirada de ingressos com 1 hora de antecedência.

mercado 2

No Centro Cultural São Paulo na Rua Vergueiro, a programação será por conta de apresentações gratuitas de teatro infanto juvenil, com as peças Bichos do Brasil às 14h e Chiquita Bacana no Reino das bananas às 15h e o show Felipe Catto canta Cassia Eller às 19h e a apresentação teatral baseada no romance de Chico Buarque, Leite Derramado às 20h:30.

No Theatro Municipal de São Paulo, apresentação Barbatuques e Badi Assad às 11h com retirada de ingressos com 2 horas de antecedência; às 15h a orquestra Bachiana com a regência do maestro João Carlos Martins; Ilú Obá de Min com Jucara Marçal e Fabiana Cozza às 17h com retirada de ingressos 1 hora antes e Liniker e os Caramelows + Ensemble Vocal Paulista às 20h com retirada de ingressos com 2 horas de antecedência.

DSCN4085

Às 18h no Centro Cultural do Grajaú, apresentação do grupo Bicho de Pé e às 20h show com Moraes Moreira e Davi.

No Parque do Carmo às 14h o Rapper Rael faz um show da turnê Diversoficando e às 16h o show com a Tribo de Jah.

Confira a programação completa da prefeitura e programe-se com antecedência.