A Sala São Paulo em sua essência

Sala 1

 

Quem entra no Centro Cultural Julio Prestes, talvez não imagine que ali funcionava uma estação de trem construída entre 1926 a 1938, criada pelos barões do café com a finalidade de transportar o produto até a cidade de Santos.

Estação Julio Prestes

Projetada pelo arquiteto Christiano Stockler das Neves em 1925, possui um estilo neoclássico eclético, com muitos arcos e colunas, que está presente nos diversos ambientes que conservam até hoje suas características históricas.

Arquitetura

A estação passou por um longo período de degradação após a era de auge do café, passando por uma revitalização somente na década de 1990 onde, em 1999, houve a inauguração da Sala São Paulo para apresentações dos concertos Sinfônicos e de Câmara e abrigar a Osesp, Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.

A sala possui uma das melhores acústicas do mundo, projetada em todos os seus detalhes e arquitetura para uma acústica impecável. Possui um teto ajustável com painéis controlados individualmente para a flexibilidade acústica, além das disposições dos balcões, formatos das poltronas e do palco. A espessura da madeira utilizada, as paredes, a ausência de carpetes e cortinas foram cuidadosamente pensados para que a acústica fosse privilegiada e favorecida.

Sala 5

A Sala São Paulo oferece concertos matinais gratuitos aos domingos às 11h da manhã e a retirada dos ingressos deve ser feita na bilheteria do 1º subsolo a partir da segunda feira anterior ao concerto e se houver disponibilidade, nos dias do concerto a partir das 10h.

Se tiver a oportunidade assista a um dos ensaios abertos que possuem preços simbólicos; os ensaios são uma verdadeira aula de música, como bem disse um senhor que estava assistindo o ensaio ao nosso lado, ficando uma reflexão de como nos ensaios a música pode atingir o seu grau máximo da perfeição!

Instrumento 2

Também é possível conhecer o espaço e um pouco da sua história fazendo uma visita monitorada de segunda a sexta às 13h e às 16h30, com ingressos a R$ 5,00, e sábados às 13h30 com visita monitorada gratuita; aos domingos e em dias de concerto matinal, às 13h e em dias de concerto da Osesp, às 14h também gratuitas.

Outra boa oportunidade para quem quer saber mais um pouco sobre a obra que irá assistir e tem ingresso para o concerto da temporada Osesp é chegar uma hora antes da apresentação e ter uma aula sobre aspectos estéticos das obras, biografia dos compositores e outros fatos interessantes do que será apresentado, é só verificar o horário da palestra no ingresso.

Instrumento 3

A região do bairro central da Luz está apresentando pouco a pouco seus encantos; apesar da revitalização da região, nas proximidades da Sala São Paulo não é muito agradável de se caminhar, se puder vá de carro, o local possui um grande estacionamento; ou opte por um táxi ou Uber.

Caso decida ir a pé, preste bastante atenção ao andar pelas redondezas.

Ao entrar no espaço verá que vale muito a pena ter chegado até lá!

A Sala São Paulo oferece ainda um espaço para café, restaurante, doceria e loja com produtos fonográficos e da Osesp; as miniaturas de instrumentos musicais são belíssimas!

page

Confira os horários dos serviços

Confira a programação no site

Endereço: Praça Júlio Prestes, 16

Bilheteria: de segunda a sexta, das 10h às 18h

Quando houver apresentação: das 10h às 16h30, ou até o início do concerto.

Domingos e feriados em que houver apresentação: a partir de duas horas antes do concerto.

Fone: (11) 3223-3966

Para adquirir seu ingresso via internet acesse o site

 

Está pretendendo vir a São Paulo e tem alguma dúvida?
Nós teremos prazer em responder.
Escreva para nós em: contato@checkinsapaulo.com