Tour guiado – Parque do Ibirapuera

Duas vezes por mês a Associação Parque Ibirapuera Conservação, realiza uma caminhada guiada pelo parque.

O ponto de encontro do tour, inicia-se no Bosque da Leitura, portão 7 ao lado do Viveiro Manequinho Lopes e tem duração de aproximadamente 2 horas.

No início da caminhada o guia nos conta curiosidades sobre o local e alguns aspectos históricos interessantes e durante a caminhada são feitas paradas em vários pontos destacando-se a importância dos mesmos, onde o guia Aldo mostra alguns lugares que passam despercebidos até para os frequentadores mais assíduos do parque.

As paradas explicativas que fazem parte do percurso são: os pontos de encontro onde se localizam esculturas que dão nomes aos locais (Praça do Porquinho, Praça do Leão e Praça das Cobras), os parques indicados para crianças de acordo com a idade, as áreas destinadas para os cães, as quadras e locais onde se praticam os mais variados esportes, os espaços culturais representados pelos museus, esculturas, áreas para piqueniques, o jardim das esculturas onde interagimos com as obras, o Córrego do Sapateiro, as árvores com importantes características, o Jardim Japonês.

O guia nos leva a alguns pontos no parque que são muitas vezes imperceptíveis como o relógio poético do tempo, uma quadra de hockey, um banco doado pelo Central Park e determinadas árvores que possuem características incomuns.

A caminhada segue, com paradas na escola de jardinagem e na escola de astrofísica que oferecem cursos totalmente gratuitos e estão localizadas bem no coração do parque.

Ao participar desse passeio observamos o grande leque de opções presentes em um só local que além de proporcionar um contato com a natureza e ser um lugar com inúmeras alternativas para práticas esportivas, possui ainda várias opções culturais e educativas: beirando a marquise localizam-se o Museu Afro Brasileiro, o Museu de Arte Moderna, o Pavilhão das Culturas Brasileiras e bem próximo localiza-se a Oca, o edifício da Bienal e o Auditório Ibirapuera, logo em frente, o parque das esculturas completa a atmosfera cultural, sem falar do Planetário que oferece sessões gratuitas nas férias e finais de semana, do Pavilhão Japonês e do Bosque da Leitura; do outro lado da passarela Ciccilio Matarazzo, que atravessa a Avenida Vinte e Três de Maio, encontra-se o Museu de Arte Contemporânea.

Ao final do tour, conhecendo um pouco melhor o Parque do Ibirapuera, certamente diante de tantas alternativas não será difícil identificar alguma que irá fazer com que você retorne várias vezes, seja para fazer uma caminhada, praticar algum esporte, visitar um museu, fazer um piquenique, assistir a uma apresentação musical ou cinema ao ar livre ou simplesmente observar a natureza.

Para participar da caminhada é só verificar a data disponível no mês e se inscrever pelo site, pagando uma contribuição de R$ 10,00.