Virada Cultural 2017

 

Nesse fim de semana, a Virada Cultural toma conta da cidade, com muitas atrações para todos os públicos e também para a criançada. São 24 horas com muita música, dança, teatro, atrações circenses, cinema, oficinas, shows e muita arte, com início às 18h do dia 20 e término às 18h do dia 21 de maio.

Nesse ano a novidade fica por conta dos grandes palcos descentralizados que estarão localizados no Sambódromo do Anhembi, com atrações como Daniela Mercuri, Fafá de Belém, Titãs entre outros; na Chácara Jockey, com destaque para as participações de Nando Reis e Gaby Amarantos; no Parque do Carmo, onde a abertura fica por conta do grupo Bicho de Pé e Fagner além de shows com Diogo Nogueira, Alcione e Acadêmicos do Tatuapé; na Praça do Campo Limpo os destaques são para Mart’nália, MV Bill e Fundo de Quintal; no Autódromo de Interlagos, com atrações para toda a família como Djs, Oficinas, Teatro, feira gastronômica e apresentações de MC Gui e Filipe Lancaster. Apresentações descentralizadas também dos Circos Spacial, Stankovich, de Moscou e Spadoni.

No Centro da cidade a novidade fica por contas dos “cortejos cênicos”, iniciando com a concentração em frente ao Theatro Municipal com as participações de Falamansa no cortejo Arrasta Sandália; Vera Fisher e As Frenéticas no cortejo Vale a Pena Ver de Novo; É o Tchan e Grupo Molejo, no cortejo 90tinha; Tiago Abravanel e Gretchen, no cortejo de Peso. Para a criançada o “cortejinho” composto por palhaços e artistas circenses acontecerá em frente à Praça da República.

No Vale do Anhangabaú acontecem vários musicais, como Carrossel -O Musical, Beatles num Céu de Diamante, 60 Década de Arromba, com Wanderléa, Alegria, alegria e participação de Zélia Duncan, entre outros, confira!

Ainda no Centro da cidade vários eventos serão realizados nos tablados, no Copan o Cabaré Queer, no Edifício Itália o Cabaré República, no Boulevard São João homenagem a vários ícones da música como Stevie Wonder, Tim Maia, David Bowie, Cássia Eller, Roberto Carlos, Paul Simon entre outros, participações de Roberta Miranda e Filipe Catto.

Apresentações musicais seguem pelo centro com muito rock na Rua 7 de Abril, samba na esquina da Ipiranga com a São João, soul funk na Praça da República, forró na Praça do Patriarca com Caju e Castanha entre outros, Hip Hop na Rua São Bento e 24 de Maio, jazz no Arouche, Instrumental e piano com Eduardo Dusek, Simoninha, Fernanda Porto, Sérgio Sá, Nelson Ayres e vários nomes na Praça Dom José Gaspar.

Na Praça Roosevelt, batalha de poesia com Slam da Resistência, yoga com música indiana ao vivo, aulas de dança de salão.

No Largo do Paissandu acontecerão apresentações e atrações de circo, na Rua do Tesouro com rua Direita o espaço é dos imigrantes com várias atrações latino americanas, de países árabes, africanos além de apresentações latino americanas também na Rua Álvares Penteado com Rua São Bento. No Largo São Francisco o espaço conta com artistas ibero-americanos.

Na Rua Xavier de Toledo com a Rua 7 de Abril, será a vez da cultura popular, com samba, maracatu, Toré dos Índios de São Paulo entre outras atrações.

Na Rua José Bonifácio acontece muito humor com o tablado da Risadaria, além das batalhas de Improviso no Viaduto do Chá/Prefeitura.

A noite segue adentro ininterruptamente, na Rua Aurora com a São João, com a Virada na Efigênia, na Rua Barão de Itapetininga com Praça da República com o Virou Mix, no Coreto da Bolsa e Deck São Bento muita dança, festa e música e na Rua 3 de Dezembro várias apresentações artísticas, Leticia Spiller se apresentará às 14h no dia 21.

O evento se estende pelas ruas São Luís, Gusmões com Santa Ifigenia e Dr. Falcão Filho, com várias atrações culturais, música, cinema, teatro e oficinas.

Na Praça Pedro Lessa acontece a Virada Oriental, na Rua do Tesouro com Largo do Paissandu, tablado de Mágica e Av. Ipiranga com karaokê.

Ocorrem ainda vários movimentos artísticos e circuitos de dança e música nas imediações do Viaduto do Chá, Shopping Light, Galeria Olido e Praça da República, além de apresentações do Ballet Cidade, Saraus, Orquestra Sinfônica e Quarteto de Cordas no Theatro Municipal e Praça das Artes. Destaque para a apresentação da Orquestra Bachiana ao lado da Bateria da Escola de Samba Vai Vai com a regência do maestro João Carlos Martins no Theatro Municipal.

Confira também as programações nas Casas de Cultura, Centros Culturais, Centros Educacionais onde acontecerão apresentações de Guilherme Arantes, Vanusa, Negra Lee,Tiê, Erasmo Carlos, Eduardo Araújo, Kiko Zambiancchi, Luciana Mello, Thaide, Ivo Meirelles, Jair Oliveira entre outros.

As Bibliotecas Públicas e Teatros Municipais também trazem programações especiais, na Biblioteca Mário de Andrade, leituras dramáticas com Sérgio Guize, Paulo Cesar Pereio, Mário Bortoloto, Léo Pacheco, Vera Fischer e Inês Peixoto.

Para a criançada a Viradinha acontece na Praça da República, com Oficinas, Carreata de palhaços e atrações circenses.

 

Para completar o clima cultural que invade a cidade confira ainda as programações dos parceiros que acontecem no Teatro Sérgio Cardoso, Centro Cultural Banco do Brasil, Caixa Cultural, Feira do Vinil, Sesc, Sesi e Unibes Cultural.

Se bater aquela fome, durante a Virada há várias opções de gastronomia, com food trucks, opções com comida vegana, nordestina, Oriental, cervejas artesanais além da galinhada do Bar da Dona Onça e sanduíches da Casa do Porco, com preços a R$15,00, confira.

Há vários espetáculos teatrais com mais de 4000 ingressos gratuitos distribuídos a partir das 10h até as 16h no Teatro Municipal, haverá também espetáculos noTeatro Faap, Teatro Gazeta, Teatro Itália, Teatro Brigadeiro, Ruth Escobar, Teatro Paiol, entre outros, confira as opções e divirta-se.

Confira a programação completa  da Virada Cultural 2017.

O Metrô e a CPTM funcionarão de forma ininterrupta durante o evento, confira no link abaixo como será a operação.

http://www.metro.sp.gov.br/noticias/17-05-2017-cptm-e-metro-funcionam-sem-parar-na-virada-cultural-2017.fss

O sistema de ônibus também terá esquema especial para os locais onde ocorrerão eventos, veja nos links abaixo os detalhes da operação.

http://www.sptrans.com.br/NewsletterSPTrans/12873.html

http://www.sptrans.com.br/NewsletterSPTrans/12863.html