Visita monitorada à Sala São Paulo

Fazer uma visita monitorada à Sala São Paulo, além de proporcionar uma viagem no tempo pela história da cidade de São Paulo, é também uma interessante aula sobre acústica.

A visita se inicia com um vídeo que conta um pouco sobre o contexto histórico e econômico pelo qual passava a cidade de São Paulo no início do século XX quando foi construída a antiga estação de trem onde hoje funciona o Complexo Cultural Júlio Prestes, local onde se localiza a Sala São Paulo.

A influência da economia cafeeira na construção da estação pertencente à Estrada de Ferro Sorocabana, que serviria para o transporte do produto, e a arquitetura presente nos detalhes das colunas, piso e vitrais são os temas explorados pelo guia durante a visita.

Os espaços são belíssimos e, como era comum no período, foram criados com influência das grandes construções europeias daquela época.

Após uma breve explicação sobre a construção da estação de trem e a importância da economia cafeeira, percorremos os diversos espaços do Centro Cultural Júlio Prestes, conhecendo cada ambiente e como se transformou no que é hoje, depois de passar por um período de degradação com o fim do ciclo do café.

A visita se encerra no interior da Sala São Paulo e o guia nos explica como cada detalhe foi minuciosamente projetado para que o som seja transmitido de forma impecável, explicando os materiais e os detalhes utilizados na construção do palco, na confecção dos assentos, no teto retrátil e qual era a função do local anteriormente, quando pertencia à estação de trem, e o que é hoje, mostrando também onde funciona a sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.

Essa é uma oportunidade de conhecer uma das mais belas e modernas salas de concerto do mundo, além de conhecer os demais espaços que compõe o Complexo Cultural Júlio Prestes.

Para fazer a visita monitorada é necessário agendamento prévio pelo e-mail visita@osesp.art.br ou pelo telefone 55 11 3367-9573 de segunda a sexta das 9h às 18h, exceto feriados.

Para estrangeiros e grupos com mais de 10 pessoas o agendamento deve ser feito com pelo menos cinco dias de antecedência.

Horários da visita:
De segunda à sexta às 13h e 16h30 e
Sábados às 13h30
Domingos e em dias de concerto Matinal às 13h
Feriados: sob consulta
Valores: R$ 5,00 com desconto de 50% para estudantes e maiores de 60 anos
Sábados e domingos: grátis

Endereço: Praça Júlio Prestes, 16
http://www.salasaopaulo.art.br/